A afetividade e sua influência
na aprendizagem da criança
O aspecto afetivo tem uma profunda influência sobre o desenvolvimento intelectual da criança, pode acelerar ou diminuir o ritmo de desenvolvimento, além de determinar sobre que conteúdos a atividade intelectual se concentrará. Na teoria de Piaget, o desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes: um cognitivo e outro afetivo. Paralelo ao desenvolvimento cognitivo está o desenvolvimento afetivo. O afeto inclui sentimentos, interesses , desejos, tendências, valores e emoções em geral. Piaget aponta que há aspectos do afeto que se desenvolve.
São várias as dimensões, que o afeto apresenta, incluindo os sentimentos subjetivos (amor, raiva, depressão) e aspectos expressivos (sorrisos, gritos, lágrimas). Na sua visão, o afeto se desenvolve no mesmo sentido que a cognição ou inteligência. E é responsável pela ativação da atividade intelectual.
Analisando os vários livros de Piaget percebe-se que este descreveu cuidadosamente o desenvolvimento afetivo e cognitivo do nascimento até a vida adulta, centrando-se na infância. Com suas capacidades afetivas e cognitivas expandidas através da contínua construção, as crianças tornam-se capazes de investir afeto e ter sentimentos validados nelas mesmas.
Neste aspecto, a auto-estima mantém uma estreita relação com a motivação ou interesse da criança para aprender. O afeto é o princípio norteador da auto-estima. Após desenvolvido o vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina como 'meio' para conseguir o autocontrole da criança e seu bem estar são conquistas significativas.
autor: Montserrat MONTES DE OCA CARIONI
Obrigada por compartilhar suas idéias, precisava delas hoje. Grata. Márcia
ResponderExcluirOi... vim visitar seu cantinho que eu amo D+++!!! Te convido a fazer uma visitinha no meu!!! Aproveita e pega um presentinho feito com carinho!!! bjs....
ResponderExcluirAdorei seu blogger! Parabéns! Sou mãe de um bb de 1 ano e aproveito seus textos para me informar e aprender sobre meu filho e sua futura formação .... beijos
ResponderExcluirOlá gostei muito do seu blog,e este assunto sobre "Afetividade e aprendizagem é tudo que eu preciso para o meu artigo. Gostaria q vc me enviasse a bibliografia de piaget que fala sobre o assunto.
ResponderExcluiragradeço desde já,
e-mail: elildesouza@msn.com