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30 de julho de 2010

Aniversário

3 anos de "Mundo da Alfabetização"


O Blog "O Mundo da Alfabetização" completou, no mês de Julho, 3 aninhos!!!

3 anos de grandes amizades, parcerias e muito trabalho que recebeu o reconhecimento de educadores de todo o país.

E comemorar aniversário com mais de 5.000.000 de visitas e 1200 seguidores... Tem presente melhor???

Quero agradecer todo o carinho recebido, emails, mensagens, comentários, pois a participação de vocês é de fundamental importância para o nosso cantinho.


E ainda vou receber outro presente de Deus: meu segundo filho...

Meu menininho nasce na segunda, dia 02 de Agosto!

Que Deus abençoe a todos e obrigada por todo o carinho,

Tatiana Sibovitz

21 de julho de 2010

CD 2


Novidade!!!

Para você que já adquiriu o “Atividades em CD” do Blog “O Mundo da Alfabetização” uma oferta especial no lançamento do
Atividades em CD II

(Desenvolvido para o 1o Ano – Alfabetização – crianças a partir de 6 anos)


Atividades em CD II

- Língua Portuguesa

Atividades envolvendo:
- Estudo do Alfabeto: silabários, fichas de leitura com sílabas simples e dificuldades ortográficas, minidicionário para o aluno;
- Gramática simples: diminutivo, aumentativo, plural, masculino e feminino;
- Leituras e atividades com textos e produção de texto.

- Matemática

Atividades envolvendo:
- Estudo dos numerais de 0 a 9, conjuntos e conceitos matemáticos;
- Estudo da Dezena e Unidade
- Desafios matemáticos e problemas
- Operações (adição e subtração)
- Sistema monetário e sistemas de medida

- Ciências

Atividades envolvendo:
- O Corpo Humano, órgãos dos sentidos, higiene, alimentação, animais, plantas, estações do ano, água.

- Geografia/História

Atividades envolvendo:
- Estudo do Eu (história da criança)
- Profissões, família, meios de comunicação e transporte
- Escola, casa, bairro e cidade.
- Valores

- Calendários

Calendários para o aluno com todos os meses do ano.

- Avaliações

Avaliações bimestrais envolvendo os 4 conteúdos: Português, Matemática, Geografia-História e Ciências.
Ilustradas e prontas para impressão.

- Folclore

Atividades ilustradas para a criança colorir envolvendo lendas, charadas, adivinhas, quadrinhas, e curiosidades folclóricas.


E ainda você terá idéias de brincadeiras para serem desenvolvidas extra-classe e capas para os cadernos dos alunos, além de muitas outras atividades envolvendo os diversos conteúdos para o 1º Ano.

As atividades estão no formato de Jpeg e Word 97/2003, com excelente resolução e prontas para impressão.




Se você deseja saber mais detalhes, entre em contato através do email:

tatiana_sibovitz@yahoo.com.br


Se você desejar adquirir Atividades em CD 1 e 2, Apostila do Sítio e Atividades Folclore, temos uma oferta bem especial!!!


20 de julho de 2010

Dia do Amigo

Passei para desejar a todos um

FELIZ DIA DO AMIGO!

Em especial as belas amizades que fiz nesses 3 anos de
Mundo da Alfabetização...

Abraços a todos e muitoooooooo obrigada pelo carinho!!!
Tatiana Sibovitz

19 de julho de 2010

A importância de colorir

Colorir:
qual sua importância?



Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças como dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é extremamente importante nos artistas de palmo e meio, incentivando o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.

Expressão pessoal
Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente através da fala ou da escrita. Vários estudos já comprovaram que é bastante fácil perceber o que alguém está sentindo através das imagens que desenha ou das cores que utiliza para colorir. Por exemplo, uma criança que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objetos perturbantes pode estar pedindo ajuda. Por outro lado, uma criança que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objetos alegres, pode estar expressando o seu contentamento. É um exercício excelente para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!

Identificação das cores

A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir as diferentes cores bem cedo é meio caminho andado para perceber as suas várias e corretas aplicações, bem como possíveis misturas entre cores primárias e secundárias, mais tarde.

Uma forma de terapia

O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo. Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é uma excelente forma de acalmar as crianças.

Aprender a segurar e a controlar

Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que aprendem a segurar, para o poderem controlar. Dominar um lápis de cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes ferramentas de colorir – lápis de cor, marcadores, pincéis – e, mais tarde, os de escrita – caneta e lápis. Quanto melhor desenvolvidas estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando começarem a escrever.

Coordenar para pintar
O desenvolvimento da coordenação olho-mão é outra grande lição que as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser utilizadas, até ao ato de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto mais praticarem, mais desenvolverão esta aptidão tão básica para a vida.

Aperfeiçoamento das capacidades motoras

Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que isso – enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão trabalhando e a fortalecendo os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.

Concentração máxima

As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem linha que tenha sido cruzada! E isto porquê? O simples ato de colorir tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar melhorando.

Estabelecer limites
Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme para colorir dentro das mesmas… mas depressa chega lá! E ainda bem! Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem para aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um caderno!

Missão cumprida!

A satisfação e o sorriso no rosto de qualquer criança que consegue colorir um desenho inteiro dentro das linhas, é uma vitória muito importante para os artistas de palmo e meio! O sentido de cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais imediata. Para além disso, é um sentimento de “missão cumprida” que dificilmente esquecerão.

Fonte: http://colorirdesenhos.com/

14 de julho de 2010

Parlenda - Lobo


Vamos brincar com Parlendas?

Parlendas são versos infantis com rimas, criados para divertir, acalmar e embalar crianças, ajudar a decorar números, escolher quem deve iniciar uma brincadeira. Eles podem ser conhecidos do modos diferentes, de um lugar para outro.

Para brincar com esta parlenda, reuna os alunos em um grupo de meninos e um meninas para falar cada parte.



9 de julho de 2010

Contando histórias - interrupções



A arte de contar histórias

“Como lidar com as interrupções”


É raro haver interrupção da narrativa, se a conversa inicial foi bem desenvolvida.
Mesmo assim, ocorrem certas interrupções por motivos variados, prevalecendo aquela que é mais uma participação do ouvinte, quando faz uma espécie de adendo ao que o narrador contou.
Entretanto, alguém pode interromper com algum dito que nada tenha a ver com o enredo, apenas para chamar a atenção sobre sua pessoa.

Em nenhum caso, o contador interrompe a narrativa. Se foi um adendo, confirma-o com um sorriso, uma palavra, um gesto de assentimento. Na segunda hipótese, fixa o olhar na direção de quem o interrompeu, sorri e com um gesto pede-lhe para aguardar. Concluída a narração, imediatamente pergunta-lhe o que estava querendo dizer ou indagar, dando-lhe oportunidade de expandir-se.

Se o narrador mantiver uma atitude calma e tranqüila, sem se impacientar ou irritar-se, mesmo as crianças que por algum motivo não conseguem ficar atentas breve serão boas ouvintes, pois nada melhor que uma história para desenvolver a capacidade de atenção. As crianças que interrompem com freqüência e mostram indisciplina são as que mais necessitam ouvir histórias.
Fonte:
Betty Coelho, "Contar histórias - uma arte sem idade"