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14 de abril de 2011

Dia do índio

O que (não) fazer no dia do índio


O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado e apareceram para discutir seus direitos, em um encontro marcante.


Por ocasião da data, é comum encontrar nas escolas comemorações com fantasias, crianças pintadas, música e atividades culturais. No entanto, especialistas questionam a maneira como algumas dessas práticas são conduzidas e afirmam que, além de reproduzir antigos preconceitos e estereótipos, não geram aprendizagem alguma. "O índigena trabalhado em sala de aula hoje é, muitas vezes, aquele indígena de 1500 e parece que ele só se mantém índio se permanecer daquele modo. É preciso mostrar que o índio é contemporâneo e tem os mesmos direitos que muitos de nós, 'brancos'", diz a coordenadora de Educação Indígena no Acre, Maria do Socorro de Oliveira.

Saiba o que fazer e o que não fazer no Dia do Índio:


1. Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.


Faça uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, música e a vasta literatura de contos indígenas. "Ser índio não é estar nu ou pintado, não é algo que se veste. A cultura indígena faz parte da essência da pessoa. Não se deixa de ser índio por viver na sociedade contemporânea", explica a antropóloga Majoí Gongora, do Instituto Socioambiental.



2. Não reproduza preconceitos em sala de aula, mostrando o indígena como um ser à parte da sociedade ocidental, que anda nu pela mata e vive da caça de animais selvagens


Mostre aos alunos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona. Nem por isso deixam de ser indígenas e de preservar a cultura e os costumes. [



3. Não represente o índio com uma gravura de livro, ou um tupinambá do século 14


Sempre recorra a exemplos reais e explique qual é a etnia, a língua falada, o local e os costumes. Explique que o Brasil tem cerca de 230 povos indígenas, que falam cerca de 180 línguas. Cada etnia tem sua identidade, rituais, modo de vestir e de se organizar. Não se prenda a uma etnia. Fale, por exemplo, dos Ashinkas, que têm ligação com o império Inca; dos povos não-contatados e dos Pankararu, que vivem na Zona Sul de São Paulo.



4. Não faça do 19 de abril o único dia do índio na escola


A Lei 11.645/08 inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro. Por que não incluir no planejamento de História, de Língua Portuguesa e de Geografia discussões e atividades sobre a cultura indígena, ao longo do ano todo? Procure material de referência e elabore aulas que proponham uma discussão sobre cultura indígena ou sobre elementos que a emprestou à nossa vida, seja na língua, na alimentação, na arte ou na medicina.



5. Não tente reproduzir as casas e aldeias de maneira simplificada, com maquetes de ocas


"Oca" é uma palavra tupi, que não se aplica a outros povos. O formato de cada habitação varia de acordo com a etnia e diz respeito ao seu modo de organização social. Prefira mostrar fotos ou vídeos.



6. Não utilize a figura do índio só para discussões sobre como o homem branco influencia suas vidas


Debata sobre o que podemos aprender com esses povos. Em relação à sustentabilidade, por exemplo, como poderíamos aprender a nos sentir parte da terra e a cuidar melhor dela, tal como fazem e valorizam as sociedades indígenas?



Fonte: Revista Nova Escola

8 comentários:

  1. Bem legal suas dicas sobre o dia do índio. Precisamos desenvolver atividades que valorizem a cultura indígena. Acho bem interessante realizar um trabalho com as palavras e comidas que usamos e são de origem indígena. Parabéns pelo post.

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  2. É IMPORTANTE TAMBÉM ACRESCENTAR HISTÓRIAS CONTADAS E PUBLICADAS PELOS PRÓPRIOS ÍNDIOS.
    .....
    GOSTO MUITO DE SUAS IDEIAS.

    ANA MARIA

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  3. Adorei a sua família silábica .

    Diana Sampaio

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  4. Oi amiga adorei, estou dando aula de reforço, me ajudou muuuuuuuuuito ....bjs

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  5. Taty, parabéns pelo Blog.
    Visito-o diariamente.
    Beijos

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  6. Taty, parabéns pelo Blog.
    Visito-o diariamente.
    Beijos

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  7. Parabéns pelo lindo blog, você tem me ajudado bastante nas ideias para o trabalho com meus pequeninos, muito obrigada!!

    Recife PE

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  8. Gostei muito do que li e das imangens que vi. Orientações e dicas importantes, mensagens belas sobre datas comemorativas, visando transmitir cultura do por que dessa comemoração. Que modo bonito de ensinar a estoria,nossa lingua, o local e tempo do acontecimento, vestuário da época. Exploramos tudo do acontecimento e o transferimos par ao contexto atual tudo isso de forma leve e gostosa.

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Tatiana