Páginas

27 de outubro de 2012

Sugestão de rotina para Alfabetização


Apresento, hoje, as atividades permanentes que utilizo na Alfabetização (1º Ano).
Recebi estas sugestões e adaptei para a minha sala pois achei muito boas. 
E está dando grandes resultados!
Por isso, resolvi compartilhar com vocês.


1-Trabalho com o Alfabeto

É uma parte muito importante na aula e faz parte da rotina diária. Como ele fixo o nome das letras, o som de cada uma e sequência alfabética.

Uma sugestão bem legal: Música “Suco gelado”

SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO
A-B-C-D-E...... sempre apontando as letras no alfabeto que deve ser fixado acima do quadro negro.

Primeiro vamos na sequência e depois saltando. Cada dia um aluno vai apontar as letras no alfabeto para a sala ir falando.
Faço esse tipo de atividade até que todos sejam capazes de reconhecer e nomear todas as letras e saber a sequência alfabética.

2-Trabalho com o calendário

Trabalhamos o dia do mês, o ano, o mês, que dia ou mês vem antes ou depois de...

Trabalhamos o clima desenhando, abaixo de cada quadrinho com o dia do mês, como está o tempo e no final do mês fazemos tabelas e gráficos: quantos dias chuvosos, nublados, ensolarados

Trabalhamos primeiro dia da semana, os nomes dos dias (é bom fazer um cartaz com um nome embaixo do outro na ordem e fixar na parede, fazer também um de números com as escritas por extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse material é necessário, pois eles usam como suporte para a escrita autônoma).

3-Leitura pelo professor

Três vezes por semana eu leio, no início da aula, um livro, uma receita, um poema, uma música, ou seja, uso variedade textual, vários gêneros e autores. A cada texto lido, eu uso uma estratégia diferente para prender a atenção dos mesmos (mudo o tom de voz para cada personagem, faço mistério, deixo para ler o final depois, pergunto o que acham que vai acontecer depois de certa parte do livro (instigo de forma que leiam as entrelinhas, o implícito e o explícito). Faço também leitura por capítulos.

4-Leitura compartilhada

Faço duas vezes por semana. Os alunos acompanham a leitura na cópia que recebem. É bom trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas. Depois da leitura colam no caderno de texto ou outro.

Você também pode aproveitar o texto para fazer a leitura de ajuste onde pede para as crianças encontrarem e grifarem as palavras que você pedir.

5-Roda da conversa

Uma vez por semana, com as crianças dispostas em círculos, discutimos fatos ocorridos na escola, no bairro, no mundo. Falamos sobre sentimentos, sobre assuntos ligados à ciência, consumo, ética, convivência, fatos históricos.

6-Roda literária

Todo final de semana as crianças levam gibis, livros ou revistas para leitura e para compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então, na segunda feira , fazemos a roda literária onde os alunos fazem indicações do que leram. Leiam esse livro porque.. Eu indico esse livro porque... Ou não indico essa leitura porque.... Eles fazem um breve resumo da obra (oralmente)

7- Contagem dos alunos

Outra atividade que faz parte da rotina diária.
Esta atividade é iniciada com a Chamada (na minha sala temos a Chamadinha dos Meninos e a das Meninas). A ficha com o nome da criança ausente é virada.
Após terminada, fazemos a contagem: quantos meninos, quantas meninas, quantos temos ao todo e quantos faltaram. Para esta atividade utilizo o cartaz “Quantos somos hoje?” onde são feitos os registros.

O QUE ACHO IMPORTANTE TER EXPOSTO NAS PAREDES DA SALA:

Alfabeto acima da lousa
Calendário do Mês e os dias da Semana e Meses do Ano
Numerais e suas escritas
Chamadinha e Cartaz “Quantos somo hoje?” 

Modelos de cartazes Aqui!


Deixe registrada a sua opinião!
Se quiser nos contar como é a rotina na sua sala de aula, entre em contato.
Adoraria compartilhá-la aqui nesse cantinho...

Abraços
Tatiana



7 comentários:

  1. Oi Tatiana!!!

    Há um tempo atrás vinha sempre ao seu blog....depois fui trabalhando com turminhas maiores e fiquei um tempo sumida.
    Agora para o próximo ano, terei um grande desafio para mim em minha profissão.
    Lecionarei no 1º ano do ensinho fundamental.
    Estou apreensiva porque quero fazer um bom trabalho.
    Seu post veio para me dar uma luz após a notícia que recebi ontem.

    Quero te parabenizar por seu trabalho e me sinto a vontade para dizer: você é um exemplo para mim.

    Será que um dia consigo desenvolver um trabalho parecido com o seu?!
    rsrsrsrs

    Obrigada pelo conhecimento que vc partilha conosco!!!

    ResponderExcluir
  2. Era a sugestão que eu estava procurando,fiquei mais confiante como trabalhar com os meus alunos.Obrigada pelo roteiro de atividades! Bom tabalho e estarei aguardo mais sugestões.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Tatiana!
    Adorei! Posso utilizar essas sugestões com o 2º ano?
    Tânia.

    ResponderExcluir
  4. oi..... boa tarde, Tatiana amei o seu blog parabéns tanta informação importante, moro em Macapá e trabalho com educação do campo e tenho estudado um pouco sobre alfabetização para melhor atender meus alunos e fiquei muito feliz em encontra seu trabalho que muito me ajudou....obrigada.

    ResponderExcluir
  5. oi Tatiana adorei seu blog estou iniciando na alfabetização e preciso de ideias para o meu segundo ano, e encontrei algo aqui muito ideal para o meu trabalho, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Oi!!! Você está de parabéns tenho certeza que a sua turma deve está amando todo esse seu trabalho.E com certeza aprendendo de montão. Adorei as dicas e vão me ajudar muito a trabalhar com a minha turma, embora estou com o segundo ano mas dá pra adaptar legal. Muito obrigada.

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante e será recebido sempre com muito carinho...
Obrigada por participar!

Abraços
Tatiana