Olá pessoal!
Em minhas muitas "andanças" pela net a fora sempre encontro muito material útil à nossa prática.
Fico ansiosa para compartilhar com vocês, pois estamos todos dedicados em prol de um bem comum: a Educação de qualidade.
Este material que trago hoje é excelente!!!
Vale a pena praticar e repassar.
Espero, de coração, que todos possam aproveitar muito!
E não se esqueçam de opinar tá?
Abraços
Tatiana
DICAS
para PROFESSORES
Coordenação
Motora
A coordenação
motora da criança é estimulada desde cedo, mesmo
que involuntariamente, ou seja mesmo que os pais não tenham esta
consciência. Através de movimentos com as mãozinhas para pegar objetos, depois
os primeiros passinhos, o rastejar no tapete, tudo isso engloba o
desenvolvimento da coordenação motora.
Já
em fase pré-escolar (1º ANO) a coordenação é ‘treinada’ em atividades
especificas para a idade, como exercícios motores de desenhos, símbolos, etc.
Para compreender melhor o significado da coordenação motora veja abaixo uma
explicação mais detalhada:
Coordenação motora é
a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre
comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e
articulações.Classifica-se a coordenação motora em três grupos:
- Coordenação
motora geral
Este tipo de coordenação
permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os
movimentos mais rudes.Ex: Andar, Pular, rastejar, etc.
- Coordenação
motora geral específica
Permite controlar
movimentos específicos de uma atividade. Ex: Chutar uma bola (futebol), bandeja
(basquete), etc.
É a capacidade de
usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim
movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o
ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Ex; Recortar, lançar em um alvo,
costurar, escrever, digitar, etc.
O
Papel do Professor e dos Pais
Existem
pequenas modificações que podem tornar a vida da criança com Transtorno
Desenvolvimento Coordenação mais fácil.Aqui vão algumas ideias que podem ser
úteis; a terapeuta ocupacional pode dar sugestões adicionais.
Na
Escola
Professores
e pais podem trabalhar juntos para garantir que a criança com Transtorno
Desenvolvimento de Coordenação obtenha sucesso na escola. Para os pais, pode
ser útil reunir-se com a professora no início do ano escolar para discutir as
dificuldades específicas da criança e dar sugestões de estratégias que
funcionaram bem. Um plano individualizado de educação pode ser necessário para
algumas crianças, entretanto, para outras, as seguintes modificações podem ser
suficientes.
Na
Sala de Aula
1. Certifique-se de que a criança esteja posicionada
apropriadamente na carteira para começar qualquer trabalho. Certifique-se de
que os pés da criança estejam totalmente apoiados no chão; que a carteira
tenha altura apropriada e que os antebraços estejam confortavelmente apoiados
sobre a mesma.
2.Tente
traçar metas realistas e de curto prazo. Isso vai garantir que, tanto
a criança como a professora, continuem motivados.
3.Tente
dar um tempo extra para que a criança complete atividades motoras finas,
tais como matemática, escrita, redação, atividades práticas de ciências e
trabalhos de arte. Se há necessidade de velocidade, esteja disposta a aceitar
um produto de menor qualidade.
4.Quando
copiar não for o objetivo, tente preparar folhas de exercício impressas ou pré
-escritas para permitir que a criança foque na tarefa. Por exemplo: dê-lhe
folhas com exercícios de matemática previamente preparados; páginas com
perguntas já escritas, ou em exercícios de compreensão de texto, ofereça
lacunas para preencher. Para estudar em casa, faça fotocópia das anotações
feitas por outro aluno.
5.Introduza
o computador o mais cedo possível, para reduzir a quantidade de escrita à mão
que é exigida em períodos mais avançados de escolaridade. Apesar de, a
princípio, digitação ser difícil, essa é uma habilidade que pode ser de grande
benefício e, na qual,crianças com problemas de movimento podem se tornar
bastante proficientes.
6.Ensine
às crianças estratégias específicas de escrita à mão, que as encorajem a
escrever com letras de forma, ou cursiva, de maneira consistente. Use canetas
hidrográficas ou adaptadores de lápis, se eles parecem ajudar a criança a
melhorar o padrão de preensão ou a reduzir a pressão do lápis no papel.
7.Use
papel de acordo com as dificuldades de escrita da criança. Por exemplo:
a) linhas
bem espaçadas para a criança que escreve com letras muito grandes;
b) papel
com linha ressaltada para a criança que tem dificuldade para escrever dentro
das linhas;
c) papel
quadriculado para a criança cuja escrita é muito grande ou mal espaçada;
d) papel
quadriculado, com quadrados grandes, para a criança que tem problema para
alinhar os números na matemática.
8.Tente
focar no objetivo da lição. Se a meta é uma história criativa, então ignore a
escrita bagunçada, mal espaçada ou as várias apagações. Se a meta é que a
criança aprenda a formar um problema de matemática corretamente, então dê tempo
para que isso seja feito, mesmo que o problema de matemática acabe não sendo
resolvido.
9.Considere
a possibilidade de a criança usar métodos alternativos de apresentação para
demonstrar compreensão ou domínio do assunto. Por exemplo: a criança pode
apresentar o relatório oralmente; pode usar desenhos para ilustrar suas ideias;
digitar a redação ou o relatório no computador; gravar a história ou o exame no
gravador.
Mais
ATIVIDADES para AJUDAR!
1. Pegue um daqueles
vidros de remédio com conta gotas que você tem no armário. Ensine a
criança a apertar a borracha usando o dedo polegar e o dedo indicador. Use um
timer e o programe para 5 segundos.Veja quantas vezes a criança consegue
apertar. Faça isso várias vezes ao dia com a criança e assegure que ela use
ambas as mãos. Esse movimento vai ajudar à criança a ter firmeza ao segurar o
lápis para escrever.
2. Esse exercício é muito
bom mas funciona melhor se você tiver uma maçaneta redonda.O processo é o mesmo
do número 1. Pegue um timer e marque quantas vezes a criança consegue rodar a
mão para abrir a porta. Esse movimento é bom para o pulso e, com certeza, vai
ajudar a criança a posicioná-lo na hora de escrever.
3. Providencie um daqueles brinquedos de plástico que se coloca na banheira para a criança brincar. Sabe aqueles fáceis de apertar? Brinque com a criança no banho que é mais divertido, mas deixe que ela aperte o brinquedo. Esse movimento ajuda na flexibilidade dos dedos.
3. Providencie um daqueles brinquedos de plástico que se coloca na banheira para a criança brincar. Sabe aqueles fáceis de apertar? Brinque com a criança no banho que é mais divertido, mas deixe que ela aperte o brinquedo. Esse movimento ajuda na flexibilidade dos dedos.
4. Arranje um chocalho
para o próximo exercício. Você pode inclusive confeccionar um com garrafinhas
de plástico de refrigerante e macarrão, milho ou lentilha dentro. Ensine a
criança a balançar o chocalho para frente e para trás mas sem mexer o braço,
somente o pulso. Se for necessário, nas primeiras vezes, segure o anti-braço da
criança para que ela não o mexa. Esse exercício dá mais agilidade para o pulso.
5. Coloque areia numa bacia e faça desenhos junto com a criança. Incentive o uso do dedo indicador na confecção do desenho. Deixe que a criança brinque depois. Explore outras texturas com a criança. Tinta, milho, arroz, creme de barbear, água com anilina colorida e algodão são outros exemplos.
6. Rasgar jornal e papel também ajuda. Você pode convidar a criança para depois fazer uma chuva de papel ou uma grande colagem.
7. Compre uma folha de EVA
e recorte algumas figuras (de preferência as preferidas da criança). Por
exemplo, se ela gosta de carros,corte figuras de um carro comum, um de corrida
e um jipe. Se a menina gosta de brincar de bonecas, corte uma camiseta para
boneca, chapéu e bolsinha. Escolha duas figuras apenas para começar. Faça um
furo no meio das figuras e entregue um cadarço para a criança. Sentado atrás da
criança faça com ela o movimento de costura, enfiando o cadarço nas figuras.
Primeiro use sua mão por cima da criança. Aos poucos, faça menos pressão nos
movimentos até que a criança coloque duas figuras independentemente. Aí sim
você pode incorporar mais figuras. Esse exercício ajuda muito no movimento de
pegar o lápis. Aconselha-se começar com figuras de EVA para depois passar a
pequenas contas.
8. Ensine a criança a
desenhar linhas. Faça primeiro uma linha horizontal _________ e diga a ela:
“Copia o que eu faço”// “Faça isso!” e deixe ela copiar. Se a criança não
conseguir fazer, utilize a sua mão por cima da dela para que ela consiga
sucesso no início. Aos poucos diminua a pressão até que a criança consiga fazer
o exercício sozinha. Depois de fazer ________, passe para linha vertical, X, +
, O, , D. Mais tarde tente sol, face, pessoa, árvore,etc.
9. Aplicar
técnicas simples como:
*Pontilhismo ajuda a melhorar a
coordenação dos pequenos músculos, (movimento pinça), e ainda aproveitamos o
momento em ajudar a crianças a manusear corretamente canetinhas que tanto
gostam, o cuidado com a ponta, a força utilizada... entre outros.
*Rasgar papel livremente
utilizando, de início, papéis que não ofereçam muita resistência ao serem
rasgados. • Rasgar papel em pedaços grandes, em tiras, em pedaços pequenos.
*Recortar com tesoura:•
Treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem papel.•
Recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente.• Recortar tiras de
papel largas e compridas.• Recortar formas geométricas e figuras simples
desenhadas em papel dobrado.
*Colar:• Colar recortes em folha de papel, livremente.• Colar recortes em folha de papel, apenas numa área determinada.• Colar recortes sobre apenas uma linha vertical.• Colar recortes sobre apenas uma linha horizontal.• Colar recortes sobre apenas uma linha diagonal.
*Modelar:• Modelar
com massa e argila e formas circulares, esféricas, achatadas nos pólos (como
tomate), ovais, cônicas (como cenoura), cilíndricas (como pau de vassoura),
quadrangulares (como tijolo), etc.
*Perfurar:• Perfurar
livremente uma folha de isopor com agulha de tricô ou caneta de ponta fina sem
carga.• Perfurar folha de cartolina em seqüência semelhante à proposta para o
trabalho com isopor.• Perfurar o contorno de figuras desenhadas em cartolina e
procurar recortá-las apenas perfurando.
*Bordar:• Enfiar
macarrão e contas em fio de náilon ou de plástico.• De início as contas e o
macarrão terão orifícios graúdos e o fio será bem grosso e firme. Numa segunda
etapa, o material deverá ter orifícios menores e os fios deverão ser mais finos
e flexíveis. • Bordar em talagarça. • Alinhavar em cartões de cartolina.•
Pregar botões.
*Manchar e traçar:•
Fazer os quatro exercícios seguintes usando inicialmente giz de cera e depois
pincel e tinta, lápis de cor e lápis preto.•
Fazer manchas em folha de
papel, livremente.•
Fazer manchas dentro de
figuras grandes.•
Fazer manchas sobre uma
linha.•
Fazer manchas entre linhas
paralelas, de início distantes e depois mais próximas.•
*Passar andando por dentro de caminhos feitos com cordas estendidas no chão, como pré-requisito para realizar os exercícios que se seguem.• Com caneta hidrográfica passar um traço entre duas linhas paralelas.•
No papel sulfite, entre as
linhas paralelas, traçar várias linhas com lápis de cor, cada uma de uma cor
(traço do arco-íris).• Traçar linhas sobre desenhos e letras pontilhadas em papel
sulfite.
*Pintar:• Pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos.
*Dobrar:• Dobrar folha de papel ao meio, na altura de linhas pontilhadas (horizontais e verticais) marcadas na folha. • Dobrar guardanapos de papel e de pano em retas perpendiculares e diagonais em relação às bordas. • Dobrar papel e montar figuras (cachorro, chapéu, sapo, flor, etc.)
Considerações
Importantes:
O entendimento dos
processos relacionados à motricidade é de suma importância para o o
auxílio centrado no desenvolvimento do aprendiz. Várias crianças têm
apresentado déficit de aprendizagem devido á ausência de trabalhos focando
certas habilidades necessárias a este avanço. Neste caso é necessário o apoio
de um Psicopedagogo, que fará o diagnóstico e certamente, indicará a melhor
maneira de se trabalhar com estas crianças. Todavia, este quadro pode ser evitado,
se as Instituições responsáveis Família e Escola adotarem o "brincar" como
recurso necessário e diário.
A criança que anda sobre
uma linha no chão; pula pneus, corda, amarelinha; rasteja; corre; engatinha;
encontra objetos escondidos; percebe diferenças entre o cenário anterior e o
atual; participa de atividades de musicalização; canta; dança; brinca de roda,
de cabra cega, de passar anel, de baliza, de pique-pega, de pique-esconde, de
pique-cola, de macaco disse, de Maria viola, etc... dificilmente apresentará
dificuldades no processo de alfabetização. Os tradicionais rabinhos de porco e
pontilhados dão lugar ao brincar com função pedagógica, andar sobre o rabinho
de porco, desenhar no chão e observar seu desenho e os desenhos dos colegas.
Ainda, adquirir ritmo através da musicalização, esquerda / direita, em cima /
em baixo, fino / grosso, alto / baixo, grande / pequeno e tantas outra
habilidades que possibilitam um rápido entendimento do processo de escrita e da
leitura. Movimentos de pinça (pegar objetos com a ponta dos dedos), soprar
canudinhos (bolinha de sabão), confeccionar pipas e brinquedos, rasgar e embolar
papéis, reconhecimento de partes do seu corpo (macaco disse), favorecem o pegar
no lápis e nos demais objetos escolares, estimulam o traçado das letras e a
observação das diferenças entre b e d, por exemplo.
Enfim..quanto
mais concreto e lúdico for o contato das crianças com materiais e situações
que propiciem a manipulação e a organização, mais desenvolvimento
motor terá para as atividades que exigirem escrita, leitura e
cálculos.
(Rosangela Vali)