A leitura é uma prática social que envolve atitudes,
gestos e habilidades que são mobilizados pelo leitor, tanto no ato de leitura
propriamente dito, como no que antecede a leitura e no que decorre dela. Assim,
o sujeito demonstra conhecimentos de leitura quando sabe a função de um jornal,
quando se informa sobre o que tem sido publicado, quando localiza pontos de
acesso público e privado aos textos impressos (biblioteca), quando identifica
pontos de compra de livros (livraria, bancas, etc.). Dizendo de outra forma,
depois que um leitor realiza a leitura, os textos que leu vão determinar suas
futuras escolhas de leitura, servirão de contraponto para outras leituras, etc.
Atitudes como gostar de ler e interessar-se pela
leitura e pelos livros são construídas, para algumas pessoas,no espaço familiar
e em outras esferas de convivência em que a escrita circula. Mas, para outros,
é sobretudo na escola que este gosto pode ser enfatizado. Para isso é
importante que a criança perceba a leitura como um ato prazeroso e necessário e
que tenha os adultos como modelo. Nessa perspectiva, não é necessário que a
criança espere aprender a ler para ter acesso ao prazer da leitura: pode
acompanhar as leituras feitas por adultos, pode manusear livros e outros
impressos, tentando “ler” ou adivinhar o que está escrito.
Inserir-se nas práticas sociais próprias à cultura
escrita implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicos de quem vive
np mundo da leitura, tais como: movimentar-se numa biblioteca, frequentar
livrarias, estar atento aos escritos urbanos e aos materiais escritos que
circulam na escola. Implica também adquirir, quando se fizer necessário e
quando aparecerem novos usos para a leitura na sociedade, outras formas de ler.
Essas atitudes e comportamentos não se restringem a um
momento específico, nem podem ser considerados capacidades relativas a uma
idade ou ciclo. Constituem componentes de todo o processo de escolarização e
são fruto de um trabalho contínuo, são capacidades que, introduzidas desde o
primeiro ano, devem ser trabalhadas sistematicamente e consolidadas durante
todo o tempo, considerando-se, é claro, o gosto e o desenvolvimento cognitivo das
crianças com relação ao material de leitura (histórias, contos, poemas,
notícias acessíveis e interessantes, instruções de jogos, etc.).
Com
relação aos três anos iniciais da alfabetização, é desejável que até o terceiro
ano ao alunos sejam capazes de:
-
utilizar livrarias e bancas como locais de acesso a livros, jornais, revistas;
- utilizar
bibliotecas para manuseio, leitura e empréstimo de livros, jornais, revistas;
-
dispor-se a ler os escritos que organizam o cotidiano da escola (cartazes,
avisos, circulares, murais);
-
engajar-se na produção e organização de espaços para realização de leituras,
tais como canto de leitura, biblioteca de classe, jornais escolares, murais,
realizando leituras para outros colegas, para outras classes, para grupos de
amigos, para a escola como um todo.
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Tatiana