O ambiente escolar é o local para a criança
experimentar pela primeira vez como é viver em sociedade, sem ter os pais ou
responsáveis como as figuras que atendem e resolvem as vontades e dificuldades.
É nesse período em que os pequenos aprendem a lidar com as diferenças e a
respeitá-las. Mas, além disso, é também o momento em que percebem que existem
outras estratégias para satisfazer suas necessidades, como agressões,
xingamentos, mordidas e choros. Lidar com esse tipo de comportamento pode
parecer difícil, mas é por meio de tais sinais que é possível estabelecer a boa
convivência e o respeito às regras.
Não importa a idade, as regras e os limites fazem
parte da sociedade e desde cedo devemos aprender a conviver com as mesmas.
Saber que o seu direito termina onde começa o direito
do outro, aprender a lidar com as diferenças e a resolver seus conflitos é uma
constante na vida, seja em que etapa dela se vive.
Por isso, as crianças, desde bem pequenas, devem
aprender a conviver com os combinados, os limites, pois não há como passar uma
vida fazendo tudo como se quer, na hora que se quer, do jeito que se quer, com
as pessoas que se quer.
Os combinados da turma
Fazer combinados não
significa apenas captar a opinião dos alunos e construir um cartaz bonito com
as responsabilidades do grupo. Significa também uma mudança de postura por
parte do educador. O professor precisa abandonar os velhos métodos autoritários
e se propor a construir uma relação afetiva com sua turma. Precisa estar
disposto a ouvir, a respeitar cada criança, a conquistar a confiança da turma.
Precisa estabelecer limites justos, que ajudem a criança a se desenvolver
moralmente, em vez de causar apenas humilhação e revolta. Agindo assim,
normalmente o professor leva mais tempo para conquistar o respeito da turma,
porém, quando essa conquista ocorre ela é permanente, pois o professor atinge
uma autoridade que não se baseia apenas no medo, mas numa verdadeira relação de
confiança e admiração pelo mestre. Quando educamos as crianças para se
comportar bem em função do medo de receber punição, corremos o risco de formar
pessoas capazes de obedecer quando são vigiadas, mas que agem de forma
anti-ética quando "ninguém está olhando". Os combinados ajudam a
criar uma cidadania autêntica e não apenas um jogo de hipocrisia social onde o
que vale é a aparência de bondade.
A sala de aula é um reflexo da bagagem que o aluno
traz de casa. Se uns não dão trabalho, sabem se comportar e ter disciplina,
outros acreditam que estão na própria sala de estar, onde fazem o que querem.
Por isso, é importante estabelecer regras desde o primeiro dia, para evitar a
indisciplina.
O ambiente de uma sala de aula de Educação Infantil
deve ser agradável e prazeroso, de maneira que promova relações estimuladoras
de desenvolvimento da criança com o professor, com os estudos, com outras
crianças e com as regras.
A maneira de conduzir a
relação entre os alunos, interagir com eles e propor as atividades interfere na
aprendizagem.
Algumas orientações para a
construção dos combinados:
- A atividade de construção de regras deve acontecer na primeira semana de
aula.
- O professor não deve chegar à sala de aula com as regras já prontas,
escritas em papel pardo e apresentar às crianças.
- Faça uma roda com os alunos para que todos possam olhar uns aos outros.
Cada criança é orientada a falar o que acha que deve ser permitido ou não na
escola, e a professora faz a mediação dos comentários.
- As regras devem ser construídas coletivamente, para que todos discutam e
se sintam responsáveis por elas. Detalhe! Todas as crianças têm o direito de
opinar e devem ser incentivadas a isso.
- As regras devem ser fixadas na sala de aula, em lugar visível a todos os
alunos.
- Não basta construir as regras. Devem ser retomadas, periodicamente, para
que as crianças aprendam a avaliar o que foi combinado e o que está ou não
acontecendo.
- Os professores devem destacar as regras que estão sendo cumpridas,
elogiar a turma e levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas regras
sejam cumpridas”?
- Levantar as regras que não estão sendo cumpridas de modo geral e também
levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas regras não estejam sendo
cumpridas”?
O professor sai da condição de tutor das regras e
oferece aos alunos a responsabilidade da resolução como mediador,
relembrando-os de que, o que vale para um vale para todos aqueles que, por
ventura, também burlarem tal combinado. A consequência do não cumprimento
do combinado é igual para todos.
Para além da disciplina e da punição, os combinados ou
regras, devem centrar-se em estratégias de negociação, de apoio à construção de
convicções acerca do relacionamento interpessoal.
Mais do que apresentar regras para as crianças, o
importante é perceber a elaboração mental que cada criança faz como são
internalizadas, que impacto existe em suas vidas, que significado e importância
possuem.
Disciplina
é um valor que deve ser cultivado
A disciplina é a base para qualquer trabalho de sucesso. As dicas que você deu são ótimas e fundamental para colocar ordem na sala de aula. Visite o meu blog para trocarmos muitas ideias! www.pensando em alfabetização.blogspot. com
ResponderExcluirBjs
Quando lindo o calendário muito criativo Parabéns....Já vou manda imprimir ....
ResponderExcluirAmei o calendário, Parabéns ficou lindo....
ResponderExcluirQuando lindo o calendário muito criativo Parabéns....Já vou manda imprimir ....
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