O trabalho com a motricidade refinada com
crianças que estão prestes a integrar na educação infantil, segundo a pedagoga
Cássia Ravena M. de Assis Medel, é considerado pré-requisito extremamente
necessário para beneficiar a criança no processo de alfabetização.
Com o intuito de conscientizar os educadores
sobre o quanto é positivo para a criança o trabalho com a motricidade refinada
antes do ingresso a alfabetização, alguns pontos são abordados de forma que
venha esclarecer tal necessidade.
Vale ressaltar que o processo de aquisição da
linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, a criança deve ser
estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de
forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas,
realizar desenhos, entre outros.
Com o objetivo de trabalhar a motricidade
refinada com a criança é fundamental que disponibilize a ela materiais que
proporcione desenvolver as partes necessárias.
O ideal é utilizar tintas, trabalhando com
pintura a dedo, massa de modelar (desenvolvendo criatividade), folhas de
revistas (orientando a criança a “rasgar” determinada figura e posteriormente
utilizar de tesouras e colas para realizar colagens).
Além das colagens realizadas com papéis,
atividades diferenciadas como colagens de macarrões, barbantes, bonecos
pedagógicos, em especial aqueles que desenvolvem atividades como abrir e fechar
botões, dar laços, fechar e abrir zíper, dramatizações, visto que requer o uso
das mãos constantemente para expressar gestos, etc.
Na verdade, o trabalho com motricidade
refinada faz parte de um rico universo educacional, que proporciona à criança,
além de passar pelo processo de alfabetização com facilidade e desempenho significativo,
realizar atividades do dia a dia que as tornem crianças mais independentes e
evoluídas.
Como ensinar o uso da
tesoura e Cortar em linhas retas
Para crianças 4-5 anos que estão aprendendo
manusear a tesoura. O manuseio da tesoura exigem lateralidade definida (destro
ou canhoto), tipo de tesoura adequado para dominância manual e tamanho da
tesoura para criança, habilidades finas dedos (indicador, polegar e dedo
médio), força e destreza manual. Os movimentos cortar em linha reta pode ser
uma grande desafio para as crianças com dificuldades habilidades motoras e
percepção visual e espacial.
Dicas de
como ensinar a criança manusear a tesoura e cortar em linhas retas
- Primeiro deixar a criança explorar os
movimentos de abrir e fechar da tesoura.
- Utilizar o papel cartão (maior feedback
sensorial) para depois papel normal.
- Fazer as linhas escuras e grossas.
- Utilizar uma tinta relevo no contorno das
linhas ou emborrachados.Quando a tinta relevo endurece, fornece para criança
uma pista tátil quando vira a tesoura fora da linha.
-Reduzir o tamanho (linhas de corte)
gradativamente. Para criança adquirir maior precisão do corte.
Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário é muito importante e será recebido sempre com muito carinho...
Obrigada por participar!
Abraços
Tatiana