Apresento,
hoje, as atividades permanentes que utilizo na Alfabetização (1º Ano).
Recebi
estas sugestões e adaptei para a minha sala pois achei muito boas.
E está dando
grandes resultados!
Por
isso, resolvi compartilhar com vocês.
1-Trabalho
com o Alfabeto
É
uma parte muito importante na aula e faz parte da rotina diária. Como ele fixo
o nome das letras, o som de cada uma e sequência alfabética.
Uma
sugestão bem legal: Música “Suco gelado”
SUCO
GELADO
CABELO
ARREPIADO
QUAL
É A LETRA DO SEU NAMORADO
A-B-C-D-E......
sempre apontando as letras no alfabeto que deve ser fixado acima do quadro
negro.
Primeiro
vamos na sequência e depois saltando. Cada dia um aluno vai apontar as letras
no alfabeto para a sala ir falando.
Faço
esse tipo de atividade até que todos sejam capazes de reconhecer e nomear todas
as letras e saber a sequência alfabética.
2-Trabalho
com o calendário
Trabalhamos
o dia do mês, o ano, o mês, que dia ou mês vem antes ou depois de...
Trabalhamos
o clima desenhando, abaixo de cada quadrinho com o dia do mês, como está o
tempo e no final do mês fazemos tabelas e gráficos: quantos dias chuvosos,
nublados, ensolarados
Trabalhamos
primeiro dia da semana, os nomes dos dias (é bom fazer um cartaz com um nome
embaixo do outro na ordem e fixar na parede, fazer também um de números com as
escritas por extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse material é
necessário, pois eles usam como suporte para a escrita autônoma).
3-Leitura
pelo professor
Três
vezes por semana eu leio, no início da aula, um livro, uma receita, um poema,
uma música, ou seja, uso variedade textual, vários gêneros e autores. A cada
texto lido, eu uso uma estratégia diferente para prender a atenção dos mesmos
(mudo o tom de voz para cada personagem, faço mistério, deixo para ler o final
depois, pergunto o que acham que vai acontecer depois de certa parte do livro
(instigo de forma que leiam as entrelinhas, o implícito e o explícito). Faço
também leitura por capítulos.
4-Leitura
compartilhada
Faço
duas vezes por semana. Os alunos acompanham a leitura na cópia que recebem. É
bom trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas. Depois da leitura
colam no caderno de texto ou outro.
Você
também pode aproveitar o texto para fazer a leitura de ajuste onde pede para as
crianças encontrarem e grifarem as palavras que você pedir.
5-Roda
da conversa
Uma
vez por semana, com as crianças dispostas em círculos, discutimos fatos
ocorridos na escola, no bairro, no mundo. Falamos sobre sentimentos, sobre
assuntos ligados à ciência, consumo, ética, convivência, fatos históricos.
6-Roda
literária
Todo
final de semana as crianças levam gibis, livros ou revistas para leitura e para
compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então,
na segunda feira , fazemos a roda literária onde os alunos fazem indicações do
que leram. Leiam esse livro porque.. Eu indico esse livro porque... Ou não
indico essa leitura porque.... Eles fazem um breve resumo da obra (oralmente)
7-
Contagem dos alunos
Outra
atividade que faz parte da rotina diária.
Esta
atividade é iniciada com a Chamada (na minha sala temos a Chamadinha dos
Meninos e a das Meninas). A ficha com o nome da criança ausente é virada.
Após
terminada, fazemos a contagem: quantos meninos, quantas meninas, quantos temos
ao todo e quantos faltaram. Para esta atividade utilizo o cartaz “Quantos somos
hoje?” onde são feitos os registros.
O
QUE ACHO IMPORTANTE TER EXPOSTO NAS PAREDES DA SALA:
Alfabeto
acima da lousa
Calendário
do Mês e os dias da Semana e Meses do Ano
Numerais
e suas escritas
Chamadinha
e Cartaz “Quantos somo hoje?”
Modelos de cartazes Aqui!
Deixe registrada a sua opinião!
Se quiser nos contar como é a rotina na sua sala de aula, entre em contato.
Adoraria compartilhá-la aqui nesse cantinho...
Abraços
Tatiana