Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

O Lúdico na Aprendizagem

O Lúdico na Aprendizagem

A ação de educar não pode restringir-se à simples preocupação com as estruturas mentais, mas também com a expressão do corpo em sua totalidade. Se educar é libertar, então, os processos que regem esta ação educativa devem fornecer subsídios para que tal idéia se concretize.

Através da ação de brincar, a criança constrói um espaço de experimentação. Nas atividades lúdicas, esta, aprende a lidar com o mundo real, desenvolvendo suas potencialidades, incorporando valores, conceitos e conteúdos.

O material pedagógico não deve ser visto como um objeto estático sempre igual para todos os sujeitos, pois, trata-se de um instrumento dinâmico que se altera em função da cadeia simbólica e imaginária do aluno. Apresenta um potencial relacional, que pode ou não desencadear relações entre as pessoas.
O jogo é considerado como um preparo da criança para a vida adulta. Brincando, a criança aprende, e aprende de uma forma prazerosa. O ato de brincar constitui-se numa característica universal, independente de épocas ou civilizações.

A partir da vivência com o lúdico, as crianças podem recriar sua visão de mundo e o seu modo de agir. Os jogos podem ser empregados no trabalho da ansiedade, pois, esse sentimento compromete a capacidade de atenção, de concentração, as relações interpessoais, a auto-estima, e, conseqüentemente, a aprendizagem. Através dos jogos competitivos e com a aplicação das regras, os limites podem ser revistos e as crianças desenvolvem conceitos de respeito e regras, tudo isso de uma maneira prazerosa. O lúdico proporciona à criança experiências novas, na medida em que esta erra, acerta, reconhecendo-se como capaz; desenvolvendo sua organização espacial e ampliando seu raciocínio lógico na medida que exige estratégias de planejamento e estimula a criatividade.

É desta forma que a criança constrói um espaço de experimentação, de transição entre o mundo interno e o externo. Neste espaço transicional, dá-se a aprendizagem.

4 Comentários:

Unknown disse...

Boa tarde, Tatiana.
Meu nome é Juliana, sou professora de série de alfabetização da rede municipal de Guarulhos e sempre visito o seu blog, porém esta é a primeira vez q comento =]
Você está de parabéns por essa iniciativa de colaborar com o trabalho dos professores nessa fase da alfabetização. E parabéns também pelo trabalho que você realiza com seus alunos =]
O que eu acho muito legal, é q além de postar atividades maravilhosas, vc tbm colabora para a formação dos educadores. Muitos dos assuntos já postados por vc foram levados para discussão na hora-atividade da escola em que leciono. E esse do lúdico na aprendizagem com certeza será mais um. Muito obrigada por tudo e mais uma vez parabéns pelo maravilhoso trabalho.
Beijos
Meu email: julianapcotrim@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, estou passando aqui para divulgar meu blog...faça uma visitinha e deixe seu comentario!
Obrigada e parabéns por seu blog.

Anônimo disse...

Ola tatiana...

parabaéns pelo blog. Gostei, ele é bem atraente e diverso nas questões da alabetização.

Estarei deixando o meu endereço do meu blog para vc enviar todos os requisitos para comprar o cd das 1500 atividades.

www.emalecrim.blogspot.com

UM ABRAÇO EDINEI MESSIAS/BA- PEDAGOGO

Anônimo disse...

boa noite tatiana essa iniciativa e impressionante tendo em vista todo o conteúdo do seu blog parabens e inove cada vez mais bjs willany caroline