Sou apaixonada por Educação Infantil!
Além do 1º Ano, este ano estou trabalhando com uma turminha de 4anos.
Estou amando!!!
Iniciei agora, no segundo semestre, o uso da tesoura.
É muito trabalhoso e requer muito preparo e cuidado do professor.
Eles foram bem preparados durante o 1º Semestre, com diversas atividades onde foi trabalhada a coordenação motora fina.
Em minha andanças pela net, encontrei este artigo da Ivanise Meyer e achei ótimo!
Por isso, resolvi compartilhar com vocês...
Uso
da tesoura
na
Educação Infantil
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
artigo de Ivanise
Meyer
As tesouras utilizadas
pelas crianças devem ter as pontas arredondadas, pois evitam
que a criança produza um furo na pele durante o corte. Porém, não
devemos esquecer que a lâmina da tesoura é capaz de machucar uma
criança que esteja utilizando inadequadamente este instrumento de corte.
Antes dos 4anos, é desaconselhável o uso da tesoura para atividades de recorte.
É necessário planejar atividades para desenvolver a coordenação motora fina que antecedem o uso da tesoura.
Algumas sugestões:
♥ Coordenação
das Mãos (estimulação da
movimentação das mãos, sem que o braço faça o mesmo, ficando apenas como em uma
postura de "suporte"):
- Apertar e soltar (livremente e usando materiais);
- Bater
palmas em diferentes ritmos e intensidades;
- Pintar com as mãos;
- Rasgar e amassar papéis;
- Brincar com bolas de diferentes tamanhos;
- Modelagem: massa de modelar (plastilina),
areia molhada, argila, massa de farinha.
- Tocar instrumentos da bandinha rítmica.
♥ Conquistada
a coordenação das mãos, a criança passa ter um melhor desempenho nas atividades
que exigem movimentos
diferenciados dos dedos:
- Brincar com os dedos: estalar, entrelaçar,
brincar de "tocar piano";
- Músicas que usem os dedos (nomeando ou movimentando
os dedos);
- Rasgar papéis com as pontas dos dedos;
- Enfiar em barbante: macarrão (cru), canudinho
(pedaços), rolinhos de papel, contas;
- Dobraduras (origami);
- Alinhavos;
- Recorte usando os dedos.
Fases do Recorte
e Colagem
- Antes dos 4 anos a criança deve recortar os
papéis com as mãos e colar à vontade. Conversar com a criança sobre o uso da
cola (exemplos: não exagerar na quantidade de cola).
Nas produções de recorte e colagem podemos
observar as seguintes fases:
- Fase
celular: recorta e cola de qualquer maneira, sem intenção de
formar cenas. Gosta de ter material variado. Nesta fase, a professora deverá
intervir quanto ao uso correto da tesoura (cuidado para não cortar os dedos) e
o uso da cola (controlar a quantidade utilizada). Ainda não nomeia suas
produções.
- Fase
das formas isoladas: não dá forma definida ao recorte, mistura
muito o que recorta, mas já está enriquecendo sua experiência. Oferecer
materiais variados para enriquecer a colagem: barbante, lã, canudinho, algodão,
paetês, tecido, etc. Às vezes, consegue nomear suas produções.
- Fase
da cena simples: a criança recorta tirinhas e cola para armar um
esboço simples. Deixa quase sempre uma área vazia. É uma fase sem proporção. Já
consegue nomear sua produção (exemplo: um barco).
- Fase
da cena completa: a criança usa as tirinhas, geralmente faz a
"linha de base" (o "chão" que aparece também em seu
desenho), usa formas variadas para compor sua produção (recorta
intencionalmente). Percebe-se uma cena. Nomeia e explica sua produção
(exemplo: É um barco navegando no rio.).
Essas "fases" também podem ser
observadas no desenho. Cabe ao professor, além do incentivo e de escolher os
materiais necessários para cada fase, planejar atividades para que as crianças
avancem. A criança não aprende sozinha, não cria no "vazio"... Ela
precisa da intervenção do adulto, ou de outra criança mais experiente, para
avançar em suas hipóteses e experiências.
O professor deve observar: como a criança segura a tesoura (o
canhoto necessita de tesoura adaptada as suas necessidades), como manuseia o
papel (ou outro material para corte) e como utiliza a cola, para
fazer as intervenções necessárias, pois há técnicas que facilitam o uso dos
materiais.
Nunca se ausentar
do local onde as crianças estejam utilizando tesoura e cola. Ter atenção aos
materiais que serão manuseados, exemplo: não oferecer botões e objetos que
possam ser engolidos à criança que coloca qualquer coisa na boca. Se
necessário, redigir um combinado do que "pode e não pode" fazer no
recorte e colagem. Cuidado para que eles não cortem cabelos e roupas deles ou
dos colegas.
Ao utilizar a tesoura, a criança desenvolve o
uso bilateral das mãos: mão dominante corta e a outra dá suporte ao papel.
Para auxiliar o uso da tesoura, o professor
deverá planejar atividades de recorte na qual a criança use a tesoura em
movimento para frente (linhas retas), direção lateral da tesoura (esquerda /
direita), corta figuras geométricas simples (quadrado, triângulo e círculo),
corta figuras complexas e corta material que não seja papel (tecidos como
o TNT são fáceis de cortar).
Agora, deixo algumas sugestões de atividades que estou utilizando em sala: