Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Blocão

Blocão de Letras Iniciais

Sempre que iniciamos o estudo de uma letra (grafia e som) registramos algumas palavras iniciadas por ela no Blocão.
Todas as palavras são acompanhadas de ilustração, para melhor fixação.
A leitura do blocão é feita todos os dias pela turma e o destaque na sílaba inicial é pelo fato de estarmos estudando as famílias silábicas.
Este blocão fica disponível na sala como mais um material para pesquisa:



Não deixe de comentar!
A sua opinião é muito importante para mim...
Beijossss
Tati

Caixinha - Girafa



Caixinha


Esta caixinha eu fiz para guardar as tesourinhas das crianças...
Ficou muito fofa!!!






Ela foi feita com caixinha de leite, EVA e contact para encapar...
Espero que tenham gostado!


Beijosssss

Caixinha para Calendário





Olá Amigas !!!


Aproveitando as férias, resolvi fazer muitas coisinhas para minha sala de aula!
Seguindo o calendário, fiz esta caixinha para guardar as suas fichinhas...
Ela foi confeccionada com EVA, encapada com contact azul! Era uma caixinha de leite...




Quero agradecer a minha grande incentivadora e colabora "Jacirinha", que nos presenteia
com lindas publicações! Obrigada!!!

Beijos a todos!!!!!!!!!!

Vocabulário de Apoio

Vocabulário de Apoio

O Vocabulário de Apoio consiste no lançamento de palavras que serão estudadas gradativamente. Ele é escolhido pelo aluno, nada mais natural do que começar pela pergunta: que palavrinhas vocês gostariam de conhecer?
Uma palavra será estudada de cada vez, portanto, muitas vezes, é aconselhável escrever em folha de blocão todas as palavras sugeridas.
O alfabetizador deve condicionar o lançamento de uma palavrinha nova à comprovação de que conseguem ler frases formadas com as palavrinhas anteriores.
Vantagens de se usar palavras escolhidas pelos alunos:


1. Carrega significado para eles;
2. Dispensa motivação artificial criada pelo educador;
3. É sempre carregada de vida;
4. É fruto de interesse real;
5. são facilmente memorizadas;
6. Dispensa todo o trabalho das antigas pesquisas;
7. Propicia aceitação pelo voto, acata à vontade da maioria e exercita a democracia.

O que é fundamental é não deixar a palavra vazia de vida; bastará ao educador criar um “clima” e desenvolver diversas atividades relacionadas à palavra lançada.
A palavra escolhida poderá então ser lançada (junto a uma grande incentivação) em sua forma escrita, no quadro de giz e, imediatamente, escrita também numa folha de papel que será ilustrada e ficará exposta em local acessível a todos para que a utilizem nas futuras leituras e trabalhos escritos.
Este é o início da construção do vocabulário de apoio! A ilustração das palavras é indispensável, pois mantém o significado e possibilita o seu uso pelos alunos em consultas e verificações; além disso, envolve o ambiente num clima apropriado de motivação pelo estudo.
O alfabetizador deve impedir que haja repetição de alguns sons em detrimento de outros. O vocabulário total não deve ultrapassar de 45 palavras, dentre elas substantivos, adjetivos e verbos, para que possam ser formadas frases e textos.

O vocabulário não deve crescer indefinidamente!

O lançamento de palavras deve continuar até que o educador sinta:
- que todos os sons e letras já apareceram;
- que os alunos lêem com compreensão e escrevem, como forma de expressar suas idéias, textos de 3 a 5 linhas, usando o vocabulário da turma.

Apresento aqui algumas palavras do meu Vocabulário de Apoio:

Beijinhos!!!

Correio de Palavras

Correio de Palavras
Este é outro jogo que aplico em sala e que as crianças AMAM!!!
Como funciona???
Coleção de envelopes iguais com uma palavra escrita, por fora, e uma coleção de gravuras correspondentes. A brincadeira de envelopar as gravuras de acordo de acordo com o que está escrito por fora pode ser feita por duas ou mais crianças, sentadas à volta de uma mesa. Ganha a que conseguir envelopar um número maior de envelopes. Pode haver palavras repetidas. A verificação, ao final por consulta ao vocabulário de apoio, deve ser estimulada pelo alfabetizador.
Modelo:
Façam vocês também! Tenho certeza de que deixará a aula muito mais prazerosa!!!
Boa aula!

Encaixe de Palavras

Encaixe de Palavras

Aqui está outra atividade da Alfabetização Natural que as crianças AMAM!!!
É um jogo confeccionado em sala com os alunos. São construidas coleções de conjuntos de cartões, que se casem, dois a dois, formando pares, nome escrito e ilustração, separados todos por um recorte específico, que deverá ser igual em todos os pares. No verso da parte desenhada deverá estar escrito, em letra do tamanho menor, o nome da figura para que o aluno recorra a leitura comaparativa deste, como apoio para poder acertar o jogo.

Com isto, desenvolve-se no aluno o hábito de consulta e verificação, bem como a autonomia e a auto-estima.
Pode - se fazer também com a foto de cada aluno para se trabalhar os nomes de cada um!
É um jogo muito divertido e as crianças adoram! Pode-se também, após finalizada a atividade, trabalhar a escrita das palavras e cada grupo fazem a leitura das mesmas para a turma!
Apresento aqui alguns modelos de palavras que uso na minha sala de aula:

Agora, é só confeccionar e aplicar em sala! Tenho certeza de que, assim como eu, vocês poderão ampliar a leitura em suas turmas!!!

Boa aula!!!

Preguicinha Oral

Preguicinha Oral

Uma das atividades que mais gosto na Alafabetização Natural é a Preguinha.
O seu processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal.
O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las. Isto é a Preguinha!
Esta é uma atividade que faço diariamente, fora da sala de aula. Algumas vezes em grupo e outras de forma individual.,sempre que vamos iniciar o estudo de uma letra ou em qualquer outra atividade que desperte a curiosidade de cada aluno a descobrir novas palavras e ampliar o seu vocabulário.
As crianças ADORAM!!!
Disponibilizo aqui algumas das inúmeras palavras que temos na sala de aula para realizar a atividade. Como mencionei acima, ela pode ser realizada com a turma toda, individualmente ou em grupos, como um jogo entre os alunos.


Os cartões são feitos de cartolina. O envelope de papel colorset. O envelope não posui segredo! É só cortar o papel, dobrá-lo e colá-lo. Não se esquecer de deixar as duas lateraias abertas para se puxar a palavra e guardá-la depois!


Apresento aqui a Preguicinha passo a passo:








Beijos a Todos!!!!
Tati