Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Doces ou Travessuras???

 
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
 
 História do Dia das Bruxas
 
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
 
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições

 
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

 
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
 
 
Quer saber mais???
 
 

Sugestão de rotina para Alfabetização


Apresento, hoje, as atividades permanentes que utilizo na Alfabetização (1º Ano).
Recebi estas sugestões e adaptei para a minha sala pois achei muito boas. 
E está dando grandes resultados!
Por isso, resolvi compartilhar com vocês.


1-Trabalho com o Alfabeto

É uma parte muito importante na aula e faz parte da rotina diária. Como ele fixo o nome das letras, o som de cada uma e sequência alfabética.

Uma sugestão bem legal: Música “Suco gelado”

SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO
A-B-C-D-E...... sempre apontando as letras no alfabeto que deve ser fixado acima do quadro negro.

Primeiro vamos na sequência e depois saltando. Cada dia um aluno vai apontar as letras no alfabeto para a sala ir falando.
Faço esse tipo de atividade até que todos sejam capazes de reconhecer e nomear todas as letras e saber a sequência alfabética.

2-Trabalho com o calendário

Trabalhamos o dia do mês, o ano, o mês, que dia ou mês vem antes ou depois de...

Trabalhamos o clima desenhando, abaixo de cada quadrinho com o dia do mês, como está o tempo e no final do mês fazemos tabelas e gráficos: quantos dias chuvosos, nublados, ensolarados

Trabalhamos primeiro dia da semana, os nomes dos dias (é bom fazer um cartaz com um nome embaixo do outro na ordem e fixar na parede, fazer também um de números com as escritas por extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse material é necessário, pois eles usam como suporte para a escrita autônoma).

3-Leitura pelo professor

Três vezes por semana eu leio, no início da aula, um livro, uma receita, um poema, uma música, ou seja, uso variedade textual, vários gêneros e autores. A cada texto lido, eu uso uma estratégia diferente para prender a atenção dos mesmos (mudo o tom de voz para cada personagem, faço mistério, deixo para ler o final depois, pergunto o que acham que vai acontecer depois de certa parte do livro (instigo de forma que leiam as entrelinhas, o implícito e o explícito). Faço também leitura por capítulos.

4-Leitura compartilhada

Faço duas vezes por semana. Os alunos acompanham a leitura na cópia que recebem. É bom trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas. Depois da leitura colam no caderno de texto ou outro.

Você também pode aproveitar o texto para fazer a leitura de ajuste onde pede para as crianças encontrarem e grifarem as palavras que você pedir.

5-Roda da conversa

Uma vez por semana, com as crianças dispostas em círculos, discutimos fatos ocorridos na escola, no bairro, no mundo. Falamos sobre sentimentos, sobre assuntos ligados à ciência, consumo, ética, convivência, fatos históricos.

6-Roda literária

Todo final de semana as crianças levam gibis, livros ou revistas para leitura e para compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então, na segunda feira , fazemos a roda literária onde os alunos fazem indicações do que leram. Leiam esse livro porque.. Eu indico esse livro porque... Ou não indico essa leitura porque.... Eles fazem um breve resumo da obra (oralmente)

7- Contagem dos alunos

Outra atividade que faz parte da rotina diária.
Esta atividade é iniciada com a Chamada (na minha sala temos a Chamadinha dos Meninos e a das Meninas). A ficha com o nome da criança ausente é virada.
Após terminada, fazemos a contagem: quantos meninos, quantas meninas, quantos temos ao todo e quantos faltaram. Para esta atividade utilizo o cartaz “Quantos somos hoje?” onde são feitos os registros.

O QUE ACHO IMPORTANTE TER EXPOSTO NAS PAREDES DA SALA:

Alfabeto acima da lousa
Calendário do Mês e os dias da Semana e Meses do Ano
Numerais e suas escritas
Chamadinha e Cartaz “Quantos somo hoje?” 

Modelos de cartazes Aqui!


Deixe registrada a sua opinião!
Se quiser nos contar como é a rotina na sua sala de aula, entre em contato.
Adoraria compartilhá-la aqui nesse cantinho...

Abraços
Tatiana



Matemática para os pequenos...

Algumas atividades para trabalharmos com os pequeninos...
Depois me contem o que acharam, heim!!!




Não saia sem comentar!
Abraços
Tatiana

Coleção!!!

Ler para uma criança é um gesto simples e muito importante. Por meio dele, contribuímos para a educação, a cultura e o lazer das crianças e ajudamos a mudar para melhor o futuro do Brasil.

Mais uma coleção do Itau Criança já está disponível.


Entre no site, faça seu cadastro e receba a sua em casa!

Sugestão de Lembrancinha

Segue uma sugestão super fofa para o Dia das Crianças.
Eu fiz para a minha turma: Agarradinho do Palhaço.
Ele foi abraçadinho ao saquinho surpresa, recheado de doces deliciosos!


Segue o molde que editei com muito carinho para vocês:


Beijinhos,
Tatiana

Pintando palavras

Saindo do forno...
Atividade bem legal de Língua Portuguesa para vocês:


Gostou?
Então não deixe de comentar... ;)

abraços,
Tatiana