Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Ambiente Alfabetizador - Parte I



Criando um Ambiente Alfabetizador
Parte I



Sabemos que o processo de alfabetização se desenvolve mais facilmente quando as crianças chegam à escola tendo uma maior familiaridade com a escrita, obtida em contextos nos quais ela circula com usos e funções sociais. Tal como na vida cotidiana, a escola pode apresentar situações, contextos e materiais capazes de estimular o interesse e a atenção dos alunos.
Por essa razão, um elemento importante do trabalho de alfabetização se refere à qualidade e à diversidade do material que é disponibilizado no contexto escolar, ou seja, na criação e manutenção, pelo professor, de um AMBIENTE ALFABETIZADOR.
Metodologicamente, a criação desse ambiente se concretiza na busca de levar as crianças em fase de alfabetização a usar a língua escrita, mesmo antes de dominar as “primeiras letras”, organizando a sala de aula com base nela. Conceitualmente, a defesa da criação do ambiente alfabetizador estaria baseada na constatação de que saber para que a escrita serve (suas funções de registro, de comunicação à distância, por exemplo) e saber como é usada em práticas sociais (organizar a sala de aula, fixar as regras de comportamento na escola, por exemplo) auxiliariam a criança em sua alfabetização, por dar significado e função ao processo de ensino-aprendizagem da língua escrita e por criar a necessidade de se alfabetizar, favorecendo, assim, a exploração, pela criança, do funcionamento da língua escrita.

Vejamos algumas sugestões de ambientes, rotinas e materiais que possibilitariam a prática social da leitura e escrita na alfabetização:

1 – CHAMADA

A cada dia, no início das atividades os nomes dos alunos devem ser explorados por todos. Para que esta atividade seja motivadora, não-repetitiva e que possibilite novas percepções, você deve criar uma situação diferente para cada dia da semana. Para que todas as crianças percebam quais os alunos presentes e ausentes, bem como observar e perceber as escritas desses nomes, é aconselhável que cada criança possua uma ficha ou crachá com o primeiro nome escrito em letra de imprensa maiúscula de um todo (salientar a primeira letra de outra cor) e, do outro lado, o nome completo. Nesta ficha, também poderá conter a foto da criança no princípio do trabalho de exploração do nome próprio. E que este nome seja colocado, após a sua exploração, em um espaço visível por todos os alunos, para que, sempre que necessário, os nomes seja consultados.
* Modelos de chamadinhas:

Chamadinhas que fiz para a minha sala de aula...

18 Comentários:

Luzirene disse...

Sua chamadinha é um encanto.
Luzirene-ce.

Bruna Amâncio disse...

Olá Flor,

Ain que blog, maravilhoso amei mesmo e ja estou te seguindo...


Beijos

LENUZA GOMES disse...

TATIANA, FICOU LINDA SUA CHAMADA...
OTIMA IDEIA

Pati Alves disse...

Seu blog e muito com com otimas ideias parabens.

Anônimo disse...

Oi Tatiana!Estava procurando informações sobre AFABETIZAÇÃO e encontrei seu blog.Amei!!!É bom saber que posso contar com suas sugestões.Maria Sirlene,TAQUARI,RS.msirlenetk@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Esse blog é ótimo! Me ajuda muiiiito!
Visite tbem o meu e tornne-se uma seguidora!! =)
Muitas novidades estão por vir!
Beijinhos**
Bruna Vargas

Anônimo disse...

Oi meu nome é Regina sou do Ceará adorei seu blog a partir de hoje vou te seguir sempre a partir de hoje neste ano irei lecionar o 2º do ensino fundsmental, amei seus trabalhos

luciana disse...

Oi Tatiana!
Fico muito feliz cada vez que eu visito o seu blog.
Admiro muito seu trabalho, mas gostaria de saber qual é a receita para fazer tantos registros no seu blog tendo tão pouco tempo.
Um abração.
Lu

Adeliade disse...

Olá Tatiane! Amei o seu blog,vai um grande suporte no meu trabalho este ano!! Beijos

Andréa, disse...

Já sou sua seguidora ....parabéns!

Anônimo disse...

estive dando uma olhada no seu blog. achei super interessante. suas ideias quanto a maneira de alfabetizar bate com as minhas. sou alfabetizadora à algum tempo e gosto muito dessa idéia.

Fabiana disse...

Olá! Seu blog é fantástico. Sou professora de uma turma de 2º ano e suas atividades me auxiliam muito no trabalho. Obrigado pela colaboração! Bjs...

Anônimo disse...

Oi Tatiana,
Gosto muito do seu blog! Parabenizo por sua dedicação e empenho em compartilhar suas ideias.
Sugiro que façamos as chamadinhas sem a separação de gênero(menino/menina). Que tal a ordem alfabética?

Anônimo disse...

Sou de Ubatuba este ano estou trabalhando na sala de Recurso, adorei seu blog. Parabéns

Anônimo disse...

Olá!! Adorei o seu blog!!
sou professora do estado e dou aula para 5ªserie. Nestas salas, tem alunos do pic que nao sabem nem o alfabeto e atraves do seu blog estou pegando todassss as dicas. obrigada!!
valéria

julio disse...

nossa sua propostas são lindas,seu carinho e afetuosidade é perceptível

Anônimo disse...

muitas idéias boas

Unknown disse...

Adorei as suas postagens vão me ajudar muito em sala de aula.