Criando um Ambiente Alfabetizador
Parte I
Parte I
Sabemos que o processo de alfabetização se desenvolve mais facilmente quando as crianças chegam à escola tendo uma maior familiaridade com a escrita, obtida em contextos nos quais ela circula com usos e funções sociais. Tal como na vida cotidiana, a escola pode apresentar situações, contextos e materiais capazes de estimular o interesse e a atenção dos alunos.
Por essa razão, um elemento importante do trabalho de alfabetização se refere à qualidade e à diversidade do material que é disponibilizado no contexto escolar, ou seja, na criação e manutenção, pelo professor, de um AMBIENTE ALFABETIZADOR.
Metodologicamente, a criação desse ambiente se concretiza na busca de levar as crianças em fase de alfabetização a usar a língua escrita, mesmo antes de dominar as “primeiras letras”, organizando a sala de aula com base nela. Conceitualmente, a defesa da criação do ambiente alfabetizador estaria baseada na constatação de que saber para que a escrita serve (suas funções de registro, de comunicação à distância, por exemplo) e saber como é usada em práticas sociais (organizar a sala de aula, fixar as regras de comportamento na escola, por exemplo) auxiliariam a criança em sua alfabetização, por dar significado e função ao processo de ensino-aprendizagem da língua escrita e por criar a necessidade de se alfabetizar, favorecendo, assim, a exploração, pela criança, do funcionamento da língua escrita.
Vejamos algumas sugestões de ambientes, rotinas e materiais que possibilitariam a prática social da leitura e escrita na alfabetização:
1 – CHAMADA
A cada dia, no início das atividades os nomes dos alunos devem ser explorados por todos. Para que esta atividade seja motivadora, não-repetitiva e que possibilite novas percepções, você deve criar uma situação diferente para cada dia da semana. Para que todas as crianças percebam quais os alunos presentes e ausentes, bem como observar e perceber as escritas desses nomes, é aconselhável que cada criança possua uma ficha ou crachá com o primeiro nome escrito em letra de imprensa maiúscula de um todo (salientar a primeira letra de outra cor) e, do outro lado, o nome completo. Nesta ficha, também poderá conter a foto da criança no princípio do trabalho de exploração do nome próprio. E que este nome seja colocado, após a sua exploração, em um espaço visível por todos os alunos, para que, sempre que necessário, os nomes seja consultados.
* Modelos de chamadinhas:
Chamadinhas que fiz para a minha sala de aula...
18 Comentários:
Sua chamadinha é um encanto.
Luzirene-ce.
Olá Flor,
Ain que blog, maravilhoso amei mesmo e ja estou te seguindo...
Beijos
TATIANA, FICOU LINDA SUA CHAMADA...
OTIMA IDEIA
Seu blog e muito com com otimas ideias parabens.
Oi Tatiana!Estava procurando informações sobre AFABETIZAÇÃO e encontrei seu blog.Amei!!!É bom saber que posso contar com suas sugestões.Maria Sirlene,TAQUARI,RS.msirlenetk@yahoo.com.br
Esse blog é ótimo! Me ajuda muiiiito!
Visite tbem o meu e tornne-se uma seguidora!! =)
Muitas novidades estão por vir!
Beijinhos**
Bruna Vargas
Oi meu nome é Regina sou do Ceará adorei seu blog a partir de hoje vou te seguir sempre a partir de hoje neste ano irei lecionar o 2º do ensino fundsmental, amei seus trabalhos
Oi Tatiana!
Fico muito feliz cada vez que eu visito o seu blog.
Admiro muito seu trabalho, mas gostaria de saber qual é a receita para fazer tantos registros no seu blog tendo tão pouco tempo.
Um abração.
Lu
Olá Tatiane! Amei o seu blog,vai um grande suporte no meu trabalho este ano!! Beijos
Já sou sua seguidora ....parabéns!
estive dando uma olhada no seu blog. achei super interessante. suas ideias quanto a maneira de alfabetizar bate com as minhas. sou alfabetizadora à algum tempo e gosto muito dessa idéia.
Olá! Seu blog é fantástico. Sou professora de uma turma de 2º ano e suas atividades me auxiliam muito no trabalho. Obrigado pela colaboração! Bjs...
Oi Tatiana,
Gosto muito do seu blog! Parabenizo por sua dedicação e empenho em compartilhar suas ideias.
Sugiro que façamos as chamadinhas sem a separação de gênero(menino/menina). Que tal a ordem alfabética?
Sou de Ubatuba este ano estou trabalhando na sala de Recurso, adorei seu blog. Parabéns
Olá!! Adorei o seu blog!!
sou professora do estado e dou aula para 5ªserie. Nestas salas, tem alunos do pic que nao sabem nem o alfabeto e atraves do seu blog estou pegando todassss as dicas. obrigada!!
valéria
nossa sua propostas são lindas,seu carinho e afetuosidade é perceptível
muitas idéias boas
Adorei as suas postagens vão me ajudar muito em sala de aula.
Postar um comentário