As
brincadeiras de faz de conta podem ser incentivadas pelos profissionais de
Educação Infantil quando colocam à disposição das crianças um espaço
especialmente concebido para as brincadeiras de encenação, o “cantinho do faz
de conta”. Neste espaço deve haver objetos que estimulem o desenvolvimento das
capacidades de imaginação e representação simbólica da criança, como roupas,
sapatos, fantasias, chapéus, lenços e outros adereços que dão forma à representação
de personagens reais ou imaginários, além de jornais, livros, blocos de
anotações, dentre outros suportes textuais. Essas brincadeiras podem se tornar
atividade permanente na rotina de todas as salas de Educação Infantil e devem
ser incentivadas quando as crianças tiverem vontade de brincar de fazer de
conta que são outras pessoas.
Além
de colocar à disposição das crianças objetos para as brincadeiras de encenar, o
profissional de Educação Infantil também pode favorecer e propiciar tal
atividade, sugerindo que as crianças encenem determinadas situações do dia a
dia, como uma consulta médica, uma aula ou uma viagem de ônibus ou de avião,
resguardando-se, no entanto, o direito da criança de não brincar, caso não se
sinta motivada a participar de tal brincadeira.
É
importante, no entanto, que não se confundam tais brincadeiras com dramatizações,
uma vez que estas “se caracterizam pela reprodução de um argumento prévio, que
funciona com uma espécie de guia” (MARTINS, 2008, p.60).
Ao brincar, a criança
aprende “sobre si mesma e sobre os homens e suas relações no mundo, e também,
sobre os significados culturais do meio em que está inserida” (BORBA, 2009,
p.70).
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