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Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Os benefícios do trabalho em equipe nas escolas

 
Tolerância, respeito, organização e disciplina estão entre os principais aspectos positivos dessa estratégia pedagógica.




A capacidade de desenvolver trabalhos em conjunto tem sido uma das qualidades mais exigidas no mercado de trabalho e, desta forma, trabalhar em equipe nas escolas significa possibilitar a troca de conhecimentos e agilidade no cumprimento de metas e objetivos, preparando os alunos, desde já, para o futuro profissional e para a vida.

O trabalho em equipe é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. "Por meio dessa prática, o aluno se relaciona de modo diferente com o saber. É um momento de troca, em que a criança ou adolescente se depara com diferentes percepções", explica Stella Galli Mercadante, diretora de ensino fundamental do Colégio Vera Cruz, em São Paulo.

Nas escolas ele tem contribuído, de maneira significativa, para melhorar os relacionamentos interpessoais. Trabalhar em grupo é aprender a lidar com as diversidades e aceitar as opiniões dos outros colegas, saber ouvir, dar opiniões e trabalhar coletivamente é essencial. Em equipe, alunos aprendem a deixar de lado possíveis atritos, intrigas e brigas, sabendo separar os problemas particulares da vida estudantil. O método é um grande aliado da psicologia e bastante eficaz contra o bullying nas escolas. 

Para ser proveitoso, esse tipo de tarefa pede estratégias adequadas para cada faixa etária, além de planejamento. Sendo assim, o professor deve saber qual é o objetivo e, em função disso, dar as orientações necessárias, lembrando que o trabalho em grupo é mais eficaz, quando a temática é abrangente, o que exige divisão de tarefas e ampla orientação aos estudantes.

Com tarefas em grupo, o estudante exercita uma série de habilidades e, ao mesmo tempo em que estuda o conteúdo das disciplinas, aprende a escolher, avaliar e decidir. Nesse tipo de tarefa, treina-se a capacidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes, e isso exercita a comunicação e a tolerância, propicia a mudança de mentalidades e abre caminhos para a construção de exercícios de democracia e liberdade. Durante a participação, o indivíduo aprende que precisa levar em consideração assuntos bem mais abrangentes do que os seus próprios interesses para conseguir a cooperação de todos do grupo. 

A participação em trabalhos em grupo também desenvolve atitudes de integração, comprometimento com as decisões e divisão de responsabilidades. Essa cultura de trabalho coletivo proporciona, ainda, a construção de um diálogo entre professor e alunos, fazendo com que os mesmos estudem, leiam e procurem outras alternativas, tornando-se mais críticos, criativos, observadores, sejam portadores de novas ideias e capazes de produzir conteúdos que complementem o aprendizado.

Se a prática é aplicada nos anos iniciais da escola, as crianças aprendem a trabalhar coletivamente e a escutar seus pares desde cedo. Assim, desenvolvem sua autonomia.


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