A avaliação, em uma dimensão formadora, considera a criança sujeito
integral, e não fragmentado, que procura desenvolver-se com a finalidade de
suprir as próprias necessidades pessoais e as do grupo ao qual pertence.
Portanto, a avaliação deve ser entendida como um processo contínuo, no qual a
própria criança será sempre a referência e não deverá haver comparações com
outras crianças ou objetivos classificatórios e promocionais.
É preciso compreender o processo de desenvolvimento infantil de
forma integral, e não apenas constatar o que foi assimilado, avançando assim
para uma postura investigativa. Para que isso realmente aconteça, é necessário
ressignificar a avaliação na Educação Infantil e saber que a criança está em
constante processo de aprendizagem e desenvolvimento.
Com a equipe pedagógica da escola, construa indicadores
avaliativos, pareceres e/ou instrumentos de avaliação e registro que
possibilitem o desenvolvimento da criança no tempo dela, sem fazer comparações
ou nutrir expectativas falsas. Os registros da avaliação refletem a imagem das
ações desenvolvidas, e a forma final de registro da avaliação de cada aluno
será apenas uma síntese de tudo o que você observou sobre ele.
O objetivo principal do processo avaliativo deve servir para que o
professor reveja as suas intervenções e a sua prática e mantenha um registro do
desenvolvimento da criança focando sempre os progressos, as necessidades e as
experiências vividas.
A criança da Educação Infantil, segundo Hoffmann, “tem maneiras
peculiares e diferenciadas de vivenciar as situações, de interagir com os
objetos do mundo físico. Seu desenvolvimento acontece muito rapidamente e a
cada minuto ela consegue novas conquistas, ultrapassa expectativas e nos causa
surpresas”.
(HOFFMANN,
Jussara Maria Lerch. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo
sobre a criança. 7.ed. Porto Alegre: Mediação, 1996.)
Relatório de observação de atitude
Sugestão para avaliar as atitudes dos alunos na escola
Para auxiliá-lo nas constantes avaliações de alunos, sugere-se um
Relatório de observação de atitudes.
O relatório deve ser apresentado nas reuniões bimestrais. Preencha-o
marcando com um X a coluna que melhor responde a cada pergunta. Após
completá-lo, anote no campo seguinte observações específicas de como pais ou
responsáveis podem contribuir para o aprendizado do aluno, por exemplo,
acompanhando a realização das tarefas escolares enviadas para casa ou
conferindo regularmente o caderno e o livro didático.
Peça aos pais ou responsáveis que leiam o relatório e o assinem,
indicando que estão cientes. Guarde-o junto com o histórico escolar.
Fonte de pesquisa: http://www.editoradobrasil.com.br
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