Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Bumba- meu-boi



Bumba-meu-boi





A mais brasileira de todas as festas, o Bumba-meu-Boi (também conhecido como Boi-Bumbá, entre outros nomes, conforme a localidade da festa) é uma dramatização que reúne características indígenas, negras e portuguesas. Representado do Maranhão a Santa Catarina, o auto tem origem nos engenhos do Nordeste.
O boi, personagem principal da encenação, montado com uma armação de ferro recoberta por bordados e penduricalhos coloridos, lembra as tourinhas portuguesas, falsas touradas em que bois enfeitados davam chifradas em vaqueiros fictícios. A história do Amo, que confia seu boi a um vaqueiro que acaba matando o animal – ressuscitado no final – porque sua companheira grávida tinha desejos de comer carne, é uma alusão às festas de ressurreição animal, comuns entre os índios brasileiros.
Da cultura negra, o Bumba-meu-Boi carrega o nome (bumba é um termo congolês que quer dizer pancada e se refere à chifrada do animal), o ritmo da música e os personagens escravos que representam os vaqueiros. É no meio da Floresta Amazônica que acontece uma das principais festas do Boi-Bumbá. Em Parintins (AM), a manifestação ganhou, há 90 anos, uma versão quase integralmente indígena e que atualmente possui o porte dos desfiles do Carnaval carioca.



Sugestão de Atividade:


Esta maravilha, eu tirei do Blog da minha amiga Jacirinha...

Estou confeccionando com as crianças. Quando estiver prontinho eu postarei aqui para vocês!!!




Este bumba-meu-boi foi confeccionado com rolinho de papel e papéis coloridos.


Beijos a todos!!!!

Tati

2 Comentários:

Jacirinha disse...

oi minha querida, que bom ter você aqui! Seu blog tá lindo. Sim! obrigada pelo carinho viu e pelos créditos.
beijãooooooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

amei! o trabalho da minha filha vai ficar lindo ,obrigada!!!!!!
o tema da sala dela é esse.tatiana sempre vejo as novidades hj ela faz o 1 ano e as pesquisas e trabalhos sempre do seu blog.obg.