Páginas

13 de fevereiro de 2008

Dinâmicas - Integração



As Dinâmicas de Integração

Excelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo:

- que os participantes se apresentem;
- que memorizem os respectivos nomes;
- que iniciem um relacionamento amistoso;
- que se desfaçam as inibições;
- que falem de suas expectativas.

1) Eu sou... e você, quem é?

Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.

2) Apresentante:

Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.

3) Alô, alô!

Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.

4) Procurando um coração...

Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

5) Abraçando amigos

Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.

6) Quando estiver...

Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase.
Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..".
O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."


7) Apresentação

Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.

Autoria: Patricia Fonte - Da Apostila Dinâmicas & Jogos Cooperativos PPD.

7 Comentários:

Eryka disse...

Boa tarde, Tatiana!
Meu nome Eryka Bogéa, moro em Itapecuru-mirim, tenho 27 anos e sou coordenadora Pedagógica.Passei recentimento no concurso onde irei lecionar em uma turma de 1ª série.
Estou buscando novidades p/ eu trabalhar com os meus novos alunos e acessando a internet encontrei o seu blog que achei o máximo.
Parabéns pelo seu lindo trabalho,irá me ajudar muito.
e-mail: erykabogea@hotmail.com

Michele disse...

Parabéns pelo seu lindo blog.
É muito bom ver pessoas interessadas em dividir conhecimentos.
tenho 26 anos e leciono há algum tempo para o primeiro ano. Sou apaixonada pela fase de alfabetização.
Vou deixar meu email. Qualquer sugestão ou caso precise de algo, entre em contato.

Obs: vc já conhece o material de alfabteização da Prefeitura de SP? Se não conhece, vale a pena verificar.
Se quiser, mande-me um email que lhe informo o link.
Beijos
Michele

e-mail: acquafreda.michele@ig.com.br

gabriela disse...

oi meu nome é carla e realmente seu blog estar lindo e vai me ajudar no meu primeiro estágio com essas dicas de dinâmicas super legais.

Ana Karine disse...

Adorei as ideias de dinamicas, tenho apenas 16 anos e pretendo prestar vestibular para pedagogia, achei seu blog na GOOGLE,ajudando uma tia minha que é professora a achar uma dinamica para o primeiro dia de aula. Já estou me preparando. OAISAISAOIAO.
Beiijoss Karine!

Iris Ramos disse...

Boa noite! Tatiana adorei suas dinamicas, pretendo comprar seu cd de atividades beijos. Tenha um execelente trabalho.Iris Ramos

Anônimo disse...

olá tati gostei muito do seu blog...esta tudo muito lindo!!!amei as idéias pois tambem trabalho com crianças,beijao...e parabens!!!Deus te abençoe.Debora Sa

Prova de Informática Educativa disse...

Gostei D+ de seu blog. Parabéns! Procurei por trabalhos de integração para crianças e gostei da forma clara que está posta no blog. O Senhor Deus te abençoe e te guarde!

Pra. Mara Cíntia
Ministério Reobote
Aracaju-SE.