Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Leitura e Produção de textos

A Leitura e a Produção de Textos devem ser
Atividades obrigatórias na sala de aula e em casa

O aluno deve se tornar um Leitor e Autor de textos. Para tal, o educador deve disponibilizar textos, os mais diversos para leitura, como, por exemplo: Texto Narrativo, Poema, Fábula, Parlendas, Adivinhações, Conto, História em Quadrinhos, Texto Informativo, Receita Culinária, Bula de Remédios, Texto Imagético ( Fotografia, Pintura em Tela, Desenho e outros ), Charges, Crônica, entre outros.

O educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, na biblioteca, na sala de leitura, e na sala de aula ( com o cantinho de leitura ). Nesses três espaços, o mobiliário deve estar adequado : As estantes devem ser baixas, para que o aluno possa alcançar o livro no momento de apanhá-lo. As mesas e cadeiras devem estar adequadas ao tamanho dos alunos. O acervo de livros deve ser bem variado, estar classificado de acordo com o tipo de leitura, isto é, o gênero textual e devem estar em boas condições de uso.

O aluno deve se sentir à vontade nestes espaços para que fique motivado a ler. Além dos livros, esses espaços podem oferecer textos diversos como charges e textos de jornais e revistas, receitas culinárias, adivinhações e outros, dispostos dentro de uma caixa ( a caixa de leitura ). Esses textos devem ser disponibilizados aos alunos.
O educador deve trabalhar a leitura com o aluno, de modo que este se torne um leitor crítico e depois um autor crítico. Para tal, deverá oferecer todos os elementos citados acima.

A leitura e a produção de textos são atividades essenciais ao desenvolvimento global do aluno, para que este se torne um cidadão crítico, reflexivo e criativo, capaz de ajudar a transformar a sociedade na qual estiver inserido, para melhor, tornando-a mais justa e igualitária.




Cássia Ravena Mulin de Assis Medel Professora e Orientadora Pedagógica do CIEP Brizolão 277 João Nicoláo Filho e da E. M. Prof. Ewandro do Valle Moreira, localizadas no município de Cantagalo-RJ


6 Comentários:

Edna Caroni disse...

TATIANA ADOREI TE CONHECER.
PARABÉNS, CONTINUE SEMPRE ASSIM !
É DE PROFISSIONAIS COM AMOR E COMPROMETIMENTO COM A EDUCAÇÃO QUE NOS DÁ FORÇA PARA CONTINUARMOS NESSA PROFISSÃO.

Unknown disse...

Acjo seu trabalho uma maravilha e me ajuda muito nas minhas aulas, trabalho com alfabetização de crianças de 6 anos e percebi que suas atividades tem me ajudado bastante a desenvolver mais atividades para eles. Achei excelente!!! Obrigada por colaborar não só com o meu trabalho mas com o trabalho de muitas professoras, com certeza...

Unknown disse...

Olá Tatiana!!
Te parabenizo pelas sugestões,pela sua inteligência e carinho pela profissão,são poucas como você!
Terminei minha faculdade de pedagogia este ano,estou me empenhando neste novo ano, ser uma grande professora,pois a maior virtude de uma professora é realmente a vocação e a dedicação!!
Fiz a minha monografia sobre mal-estar docente e observo o aumento de casos de depressões docentes,e o que você me mostra é um mundo docente diferente,que o que prevalece é a sua paixão pela profissão e tenho certeza que nunca se deixará levar por esse estress entre os professores,porque vc tem vocação,entendeu!!
Grande abraço,boa sorte na sua caminhada como uma ótima professora!!

Unknown disse...

Olá Tatiana!!
Te parabenizo pelas sugestões,pela sua inteligência e carinho pela profissão,são poucas como você!
Terminei minha faculdade de pedagogia este ano,estou me empenhando neste novo ano, ser uma grande professora,pois a maior virtude de uma professora é realmente a vocação e a dedicação!!
Fiz a minha monografia sobre mal-estar docente e observo o aumento de casos de depressões docentes,e o que você me mostra é um mundo docente diferente,que o que prevalece é a sua paixão pela profissão e tenho certeza que nunca se deixará levar por esse estress entre os professores,porque vc tem vocação,entendeu!!
Grande abraço,boa sorte na sua caminhada como uma ótima professora!!

Anônimo disse...

Olá querida,

Adorei o seu blog e com certeza as visitas serão constantes.
Tenho uma aula teste dia 18/01 de leitura e interpretação de texto. a aula será de 30 min. Você alguma sugestão? Desde já agradeço!

bjos,

Karla.

meu email é kgaffonso@gmail.com

Unknown disse...

adorei essa matéria.
era tudo o que eu queria, uma linguagem de fácil entendimento.
muito, muito bom.
parabéns...