Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Natal!!!

Casa em clima de festa
por: Vera Simão

"Acho lindo enfeitar a casa, retomando os significados dos símbolos natalinos. A árvore, por exemplo, é mais antiga do que o próprio cristianismo. Muito antes de existir o Natal, os egípcios levavam galhos verdes de palmeiras para casa, no dia mais curto do ano em dezembro, como símbolo da vitória da vida sobre a morte. E o costume de enfeitá-la, dizem, surgiu com os druidas, que decoravam velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades desse mesmo dia. A primeira referência a uma árvore de Natal vem do século XVI, na Alemanha, espalhando-se, mais tarde, por toda a Europa e Estados Unidos. Outro símbolo marcante dessa festa é o presépio criado quando São Francisco de Assis pediu a um artesão que criasse o primeiro cenário relembrando o nascimento de Jesus. Ele resolveu celebrar uma missa em frente ao presépio e inspirar a devoção em todos os que assistiam à cerimônia.

A mesa farta tem seu significado ligado às sociedades antigas que dispunham de poucos alimentos, principalmente a carne. Por isso, a tradição de servir peru e peixe, dividindo os alimentos entre os convidados.

Já os cartões de Natal - aqueles manuscritos cheios de emoção, que hoje infelizmente são substituídos por e-mails enviados a grupos de amigos -, tiveram início em 1849, vendidos em Londres por um artista. E os presentes, tão bem-vindos pela sociedade atual, começaram por um gesto de responsabilidade social de um homem chamado Nicolau, que colocava sacos de moedas de ouro nas chaminés dos mais necessitados.

Contei todas essas histórias para lembrar que no Natal - mais do que uma casa enfeitada, um cardápio requintado e bem-servido e a troca de presentes caros e especiais - não devemos nos esquecer dos verdadeiros simbolismos: a devoção a Jesus, a celebração da vida, a divisão do alimento, o envio de mensagens de amor e de paz e a ajuda aos necessitados. E, à meia-noite em ponto, possamos pensar em sermos ainda melhores a partir da celebração do nascimento do nosso Cristo interior"

Pensei em postar este artigo que li pois achei muito bonita a mensagem que Vera Simão quis nos passar: repensarmos melhor no verdadeiro significado desta data tão importante: celebramos o amor ao próximo.

Abraços a todos que visitam o meu Blog, e,

MUITO OBRIGADA pelo carinho!!!

Tatiana

12 Comentários:

Bem Bolado Projetos disse...

Muito essencial e importante esta sua postagem. Pois o que vemos realmente é a correria pelas compras,enquanto o real motivo da festa fica esquecido. Bjs, Betty

Anônimo disse...

Olá Tatiana!

Seu blog é muito lindo!!! Além do ótimo conteúdo, que muito tem a contribuir para os profissionais da educação.
Também tenho um blog relacionado a educação, dê uma passadinha por lá quando puder. Se estiver aberta a parcerias poderemos trocar links.
O endereço do meu blog é http://angelavbecker.blogspot.com/

Beijos!

Val Almeida disse...

OI TATI...REALMENTE NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DO VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL, MUITO MENOS DO ANIVERSARIANTE...
PASSE NO MEU BLOG, TEM UM SELINHO LÁ PRA VOCÊ..."SONHOS"
BJKS!

Anônimo disse...

Parabéns em postar essa mensagem tão linda e importante para reflexão. Devemos nos empenhar em viver o verdadeiro sentido do Natal. Parabéns também pelo seu blog, pela sua criatividade e em compartilhar seus belos trabalhos com as colegas.
Beijos!
Olímpia
m_olimpia@ibest.com.br

Unknown disse...

Oi querida... Meu nome é Angelita e sou de Rondon no Noroeste do Paraná. Encontrei seu blog no google e me foi muito proveitoso. Com seus modelos de atividades sobre os 5 sentidos montei minha aula de estágio, meu último estágio antes do término do Curso Normal Superior. Só tenho a agradecer e tenho certeza que foi Deus que te pôs no meu caminho... Muito Obrigada e que Deus Te Retribua a Ajuda que recebi de ti...
Um grande Beijo e que vc tenha neste final de ano e no ano vindouro toda a felicidade e Bênçãos...
Meu e-mail é angelitairis@hotmail.com

Lenira Barbosa Zandomenico disse...

Olá Tatiana, bem a tempo e a hora esta mensagem. Se não prestarmos atenção e nos deixarmos levar, o verdadeiro sentido desta festa chamada NATAL, realmente fica esquecido.
Belíssima postagem, parabéns.

Abraços

Silvia Rossine disse...

Bom dia!Seu cantinho é realmente mágico e contagiante!Gostaria de presentear seu lindo jardim com o meu selinho "Dom de Educar" foi feito com muito carinho! Uma ótima semana !Sil

Silvia Rossine disse...

Bom dia!Seu cantinho é realmente mágico e contagiante!Gostaria de presentear seu lindo jardim com o meu selinho "Dom de Educar" foi feito com muito carinho! Uma ótima semana !Sil

Anônimo disse...

Oi Tati.. eu amo seu blog
dou aulas há um tempão pra alfabetização e nunca aprendi tanto como estou aprendendo aqui com suas postagens.
MARAVILHOSO!!!!! seu post sobre Construtivismo e Leitura me deixaram de boca aberta. Vc é demais!
Parabéns pelo lindo trabalho.Que Deus te ilumine muito.
Bjs Ana Paula Freitas

Unknown disse...

Olá!
Qro parabenizar você.

É muito bom ver que temos pessoas que se preocupam com a educação de nossos pequeninos!
Visite no site de alfabetização!
www.bebele.com.br

Atenciosamente Equipe BEBELÊ.

Tia Rose® disse...

Passei pra fazer uma visita, deixar muitos beijos docinhos e desejar um ótimo fim de semana.

Rosemaire disse...

OI TATI, QUERO DESEJAR UMA ÓTIMA SEMANA PARA VC,SEU BLOG ESTÁ DE PARABÉNS, TEM UM PRESENTINHO PARA VC LÁ NO MEU BLOG,PASSA LÁ E PEGA. BJOS