.

.

Portal Educação: Parceria que capacita!!!!

Curso online de Alfabetização

9 de fevereiro de 2009

História do carnaval

História do Carnaval

O carnaval é o uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos. A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo já que fugia das reais origens da festa como o festejo pela alegria e pelas conquistas.


Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência européia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas da forma semelhante à de hoje.


A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. A esta favorável recepção, acrescentou-se as famosas marchinhas carnavalescas que incrementou a festa e a fez crescer em quantidade de participantes e em qualidade.


Por Gabriela Cabral

Equipe Brasil Escola

9 comentários:

Daura disse...

Oi Tatiana!
Esta é minha primeira visita,certamente não será a única!
Adorei tudo. Também estou com uma sala de 30 crianças de 6 anos. E de manhã outra do 5º ano.
Parabéns por tudo. Também adoro artesanato, apesar de não produzí-lo. Sempre reservo uma aula a cada 15 dias p/artes. Gostei muito do texto sobre o carnaval. Vou usá-lo com a turminha do 5º ano! Paz e Luz no seu coração! Agradeço produndamente sua generosidade!
vaniadmr@yahoo.com.br

Sil disse...

Oie, td bom?
Vim fazer uma visitinha e avisá-la que tem uns mimos pra vc no meu blog, espero que goste.

Ótima semana


bjos

Karla Brasil disse...

Olá acho se suma importância tratar a origem das coisas com as crianças e não apenas ficar transmitindo sem informá las de como surgiram e foram criandos, principalmentes festas e eventos populares! Boa Semana fica com Deus!

Anônimo disse...

ELIETE/CAMAÇARI/BA.

É SEMPRE MUITO BOM ESTAR COM VOCÊS
NESTE SITE MARAVILHOSO.
MUITA PAZ!
BJS.

Dea Cortelazzi disse...

Lindaaaaaaaa, tem presentinho em homenagem a nos educadores.... professor nota 1000, o teu esta lá te esperando e tb o comemorativo dos 15mil acessos, beijosssssssssmi

Joana Angélica disse...

OI ADOREI SEU BLOGUINHO....
SE POSSÍVEL VISITE O MEU TAMBÉM E DEIXE UM RECADINHO... :)
FIQUE COM DEUS...
PROF. JOANA ANGÉLICA

Glória Banderas disse...

Gostei.

Parabéns.

Prô Glória Rosal ♥

Elaine disse...

Não conhecia esta definição tão histórica do carnaval, também sou professora de uma turma do 1º ano e outra do 5º ano. Certamente irei utilizá-la com o meu 5º ano. Abraços!
Elaine.

kelli disse...

Oi Tatiana é a primeira vez que dou uma passadinha pelo seu blog e já gostei de cara , com certeza vou voltar mais vezes. Obrigada e fique com DEUS. Kélli