Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Leiturinha: parceria que encanta!

Jogos na Aprendizagem


Estimular a aprendizagem
e não a competição

Organizar jogos para trabalhar conteúdos didáticos não é novidade em sala de aula. Ainda assim, os professores precisam ficar atentos para evitar que a competição em si seja o mais relevante para a garotada e os reultados dividam a classe em grupos de perdedores e vencedores, dando margem à exclusão de alguns. Também é fundamental ter em mente que a famosa frase "o importante é competir" não funciona quando se trata de Educação poruqe o que realmente vale é a aprendizagem dos alunos.
As competições costumam estimular as crianças, mas os educadores não devem se esquecer de que a escola é uma instituição que precisa exercer sua força reguladora e de que não se pode reforçar o ambiente de competitividade que existe na vida cotidiana, em que muitas vezes as regras nãos ão respeitadas e a vaidade pelo simples fato de vencer impera.
Para que isso não aconteça, ao fim de um determinado jogo, o docente tem de orientar o grupo ou o aluno que fez mais pontos a explicar para toda a turma como conseguiu conquistar o primeiro lugar afim de que o conhecimento seja socializado.
Outra boa conduta é orientar cada estudante a se preocupar com a própria superação enão com o desempenho em relação aos colegas.
No mais, ao escolher os jogos com que vai trabalhar, é interessante o educador buscar os que são cooperativos,e m que a união de todos os participantes leva a vitória.


Lino de Macedo e Yves de La Taille,
do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
por Nova Escola

5 Comentários:

Andréa (Catanduva S.P) disse...

Olá Tatiana!Sou formada em Letras, e agora curso Pedagogia.Estou apaixonada pelo curso!Tudo o que se refere a aprendizagem me chama atenção. Quero aprender, aprender cada vez mais para ensinar com muita garra e carinho para os meus futuros pequeninos! Gostei do seu do blog, é a primeira vez que visito, percebo sua paixão pela educação infantil. Espero que eu siga seu caminho.Bjs!

tu disse...

Olá Tatiana! Meu nome é Conceição e moro em Osaka no Japão.Seu blog
tem me ajudado muito a alfabetizar algumas crianças brasileiras que tem aqui na região que eu moro.Aqui, a carência de marterial de alfabetização é muito grande e quando encontramos algum, são caros
e sem muito conteúdo.Espero que vc possa postar sempre coisas tão interessantes como essas que vc já postou!Vai o meu muitíssimo arigatou!!!

Anônimo disse...

Tatiana, adoro seu blog sou alfabetizadora como você aqui em Minas Gerais, sou formada em Normal Superior e Pós graduada em Educação Infantil e Alfabetização.Você me ajuda muito não sa be o quanto.
Abraços, Naiara.

Anônimo disse...

Tatiana,estava por acaso a procura de modelos para produçoes de texto e achei seu blog,sou professora do ensino fundamental,formada a 15 anos no magistério e a 4 em pedagogia,moro em são vicente e trabalho na secretária de educação,amei suas atividades,pois estava a procura de novidades p auxiliar as profº da rede em nossos htpcs,trocamos atividades,só posso lhe desejar muitas felicidades e q deus continue iluminando esta mente tão boa qto a sua,parabéns,fico imaginando como vc é em sala de aula,seus alunos estão de parabéns pela ótima profº q vc é.Bj de sua nova admiradora Ana Cristina

Anônimo disse...

Tatiana,meu nome é Edy,trabalho com crianças em um Projeto.
Seu blog foi e é muito útil para as minhas atividades.
Adorei!!!!
Deus abençoe o seu talento!!
BJS!