Páginas

17 de agosto de 2009

A criança e seu caminho


A criança e seu caminho:
Níveis Conceituais



Chamamos psicogênese da alfabetização o caminho que a criança percorre na apropriação da linguagem escrita.
Ao percorrer esse caminho, a criança parece refazer o processo vivido pela humanidade em tempos históricos distintos.
O caminho trilhado pela criança se caracteriza por uma sequência de níveis ligados a uma hierarquia de procedimentos, noções e representações. Um nível seria o estilo de comportamento da criança para solucionar problemas em um dado momento de seu processo construtivo do novo saber. Vale salientar que problemas são considerados situações intelectuais benéficas para as quais se busca uma explicação, uma resposta.
Caracterizar os níveis não implica entendê-los como algo linear, por etapas, como se a criança tivesse de adquirir a noção A antes de B, ou C depois de B, e assim por diante. A psicogênese da língua escrita envolve uma complexidade que não pode ser inteiramente previsível ou ser vista de fora para dentro. Pode acontecer que as noções A e B sejam adquiridas numa ou noutra ordem, ou simultaneamente. Então, podemos entender que a sequência dos níveis não se apresenta como uma ordem total prefixada, mas sim de modo parcial.

3 Comentários:

Mel Sanders disse...

Oi, que bom que vc voltou, amei seu blog. Tenho uma menina de quatro aninhos e espero aprender muito por aqui. não estou vendo seu blog sobre e.v.a

EMEB Egles Gabas disse...

Passei pra fazer uma visitinha...Foi minha primeira vez aqui e adorei tudo...Parabéns!!!

Prof. Lucia disse...

Parabéns companheira de "viagem"! É bom ter pessoas como vc ao nosso lado. Bjs!
Prof. Lucia