Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Leiturinha: parceria que encanta!

Dia da Árvore





No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia


* Algumas sugestões bem bacanas:


5 Comentários:

rafaela disse...

oi!!!!
Passei pra visirtar seu cantinho e convidar pra vim ao meu e ver minha aula de ciências dissecando um sapo !!!
tia-rafaela.blogspot.com

natalia disse...

OI tATIANE BOA TARDE. OLHEI O SEU BLOGGER E MUITO ME AGRADOU. DESEJAVA SABER SE VOCÊ VAI POSTAR AS FAMÍLIAS V- X E Z. ACHEI SÓ ATÉ O T. TUDO MUITO LINDO.SEMPRE ESTAREI POR AQUI PESQUISANDO POIS SOU PROFESSORA E GOSTO D E COISAS BONITAS COMO AS SUAS. OBRIGADA MARGARETH. POR FAVOR ME RESPONDA. BEIJOS

Pati Alves disse...

Ótima reflexão e as sugestões de atividades são muito boas também. Parabéns!

sil e adri disse...

Olá Tatiana! Navegando na net para encontrar trabalhos relacionados à alfabetização encontramos o seu blog, que está excelente, criativo e muito pertinente ao tema, sem falar no designer que é lindo. Trabalhamos com alfabetização digital e também divulgamos e disponibilizamos, através de um blog, atividades de alfabetização especificamente para o laboratório de informática da escola onde trabalhamos. Estamos levando o seu link e gostaríamos que vc nos visitasse, deixasse a sua opinião e através do nosso link nos ajudasse na divulgação do nosso blog. Bjos e parabéns pelo seu trabalho.

Bruna Alves disse...

Adorei a ideia do ímã de geladeira!!