Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

A produção de texto em situações de escrita coletiva: o que as crianças podem aprender com essa proposta?


Ana Carolina Perrusi Brandão
Ester Calland de Sousa Rosa



A produção de texto coletivo é uma atividade em que a interação é condição básica e acontece em duas dimensões: a interação entre o grupo que está produzindo o texto (os alunos e a professora) e a interação que o grupo estabelece com o destinatário do texto (GIRÃO; LIMA; BRANDÃO, 2007).
Diante do desafio de produzir um texto coletivamente, a criança terá, portanto, que lidar de forma interativa com o grupo de modo a construir uma unidade interlocutiva. Esse processo se constitui realmente quando a professora se propõe a criar um espaço de mútua colaboração e comunicação.
Assim, nos momentos de produção textual coletiva, as crianças podem tanto confrontar ideias, conhecimentos, expressar seus pensamentos, sentimentos, valores e desenvolver competências quanto selecionar e avaliar as melhores ou mais adequadas ideias/informações que deverão constar no texto. As crianças podem aprender ainda a utilizar os recursos de coesão e coerência para que o texto tenha sentido, bem como a melhorar seus textos para facilitar a compreensão do leitor, utilizando-se da revisão textual ao longo da escrita, bem como no final do escrito.
Melo e Silva (2006) ressaltam ainda que a produção coletiva de textos pode constituir-se em uma atividade especialmente interessante porque permite ao alunos observar atos de escrita do professor “e isso se torna relevante à medida que eles são expostos a um modelo mais experiente de produtor de textos, sobretudo se ele (o professor) expressa oralmente as decisões que está tomando durante a escritura do texto” (p.90).
Essas decisões podem estar relacionadas aos diversos aspectos do processo de escrita. A professora pode, então, fazer perguntas sobre o conteúdo da mensagem, a estrutura do texto e também chamar a atenção para aspectos gráficos, tais como: as letras, as palavras e a organização gráfica do texto (TEBEROSKY; RIBERA, 2004).
Assim, através dessa atividade, as crianças maiores podem ser encorajadas a explicar suas sugestões para a escrita dos textos, confrontando com as propostas dos demais colegas, bem como a identificar problemas nos textos produzidos pelo grupo, sugerindo modificações. Já as menores, ao ajudar a professora na escrita de listas, bilhetes, receitas culinárias, convites e outros gêneros, podem ser incentivadas a reconhecer aspectos da estrutura composicional de cada um deles.
Em resumo, pensando e construindo coletivamente textos ditados para a professora, 

·        as crianças aplicam conhecimentos, resolvem problemas e, sobretudo, aprendem a usar uma linguagem formal em atividades  significativas e de escrita, adequando o vocabulário, a estrutura e o conteúdo de seus textos aos objetivos perseguidos.

·       A partir de observar, participar no procedimento, perseguir propósitos e elaborar um texto de forma compartilhada, os meninos e as meninas aprendem aspectos da linguagem escrita que não poderiam aprender com a simples cópia de resultado final (TEBEROSKY; RIBERA, 2004, p.64).

A produção de textos coletivos constitui o desafio de produzir um texto oral com destino escrito. Nesse sentido, é importante frisar que o papel de escriba é desempenhado pelo professor, mas a tarefa de produzir o texto é de todos. Em outras palavras, concebemos que as crianças são produtoras de textos escritos, ainda que façam isso oralmente. Para tanto, é fundamental que elas participem ativamente, sugerindo a inclusão de certas informações no texto, fazendo acordos sobre o conteúdo do texto e argumentando a favor da proposta que lhes parece mais adequada.
Em síntese, concordamos com Curto, Morillo e Teixidó (2000, p.49), quando afirmam que


[...] esperar que possam escrever perfeitamente por si próprias pressupõe uma enorme perda de tempo. Desde os três anos as crianças podem perfeitamente elaborar uma carta, uma notícia, uma mensagem, uma descrição, etc. Podem escrevê-las por si mesmas ou servindo-se do professor, que age, nesse caso, como secretário ou escrivão. Mas são os alunos que constroem o texto, os verdadeiros autores, que pensaram a melhor forma de expressar a mensagem que querem transmitir. 



Ler e escrever na Educação Infantil
Discutindo práticas pedagógicas 
autêntica editora

0 Comentários: