Tolerância, respeito, organização e disciplina estão
entre os principais aspectos positivos dessa estratégia pedagógica.
A capacidade de desenvolver trabalhos em conjunto
tem sido uma das qualidades mais exigidas no mercado de trabalho e, desta
forma, trabalhar em equipe nas escolas significa possibilitar a troca de
conhecimentos e agilidade no cumprimento de metas e objetivos, preparando os
alunos, desde já, para o futuro profissional e para a vida.
O trabalho em equipe é uma oportunidade de
construir coletivamente o conhecimento. "Por meio dessa prática, o aluno
se relaciona de modo diferente com o saber. É um momento de troca, em que a
criança ou adolescente se depara com diferentes percepções", explica
Stella Galli Mercadante, diretora de ensino fundamental do Colégio Vera Cruz,
em São Paulo.
Nas escolas ele tem contribuído, de maneira
significativa, para melhorar os relacionamentos interpessoais. Trabalhar em
grupo é aprender a lidar com as diversidades e aceitar as opiniões dos outros
colegas, saber ouvir, dar opiniões e trabalhar coletivamente é essencial. Em
equipe, alunos aprendem a deixar de lado possíveis atritos, intrigas e brigas,
sabendo separar os problemas particulares da vida estudantil. O método é um
grande aliado da psicologia e bastante eficaz contra o bullying nas
escolas.
Para ser proveitoso, esse tipo de tarefa pede
estratégias adequadas para cada faixa etária, além de planejamento. Sendo
assim, o professor deve saber qual é o objetivo e, em função disso, dar as
orientações necessárias, lembrando que o trabalho em grupo é mais eficaz,
quando a temática é abrangente, o que exige divisão de tarefas e ampla
orientação aos estudantes.
Com tarefas em grupo, o estudante exercita uma
série de habilidades e, ao mesmo tempo em que estuda o conteúdo das
disciplinas, aprende a escolher, avaliar e decidir. Nesse tipo de tarefa,
treina-se a capacidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes, e isso
exercita a comunicação e a tolerância, propicia a mudança de mentalidades e
abre caminhos para a construção de exercícios de democracia e liberdade.
Durante a participação, o indivíduo aprende que precisa levar em consideração
assuntos bem mais abrangentes do que os seus próprios interesses para conseguir
a cooperação de todos do grupo.
A participação em trabalhos em grupo também
desenvolve atitudes de integração, comprometimento com as decisões e divisão de
responsabilidades. Essa cultura de trabalho coletivo proporciona, ainda, a
construção de um diálogo entre professor e alunos, fazendo com que os mesmos
estudem, leiam e procurem outras alternativas, tornando-se mais críticos,
criativos, observadores, sejam portadores de novas ideias e capazes de produzir
conteúdos que complementem o aprendizado.
Se a prática é aplicada nos anos iniciais da
escola, as crianças aprendem a trabalhar coletivamente e a escutar seus pares
desde cedo. Assim, desenvolvem sua autonomia.
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