Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Preguicinha Oral




Uma das atividades que mais gosto na Alfabetização Natural é a Preguicinha Oral.

O seu processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal.

O objetivo dessa atividade é fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las. Isto é a Preguicinha!

Esta é uma atividade que pode ser realizada diariamente, dentro ou fora da sala de aula. Algumas vezes em grupo e outras de forma individual, mas sempre que for iniciar o estudo de uma letra ou em qualquer outra atividade que desperte a curiosidade de cada aluno a descobrir novas palavras e ampliar o seu vocabulário.

As crianças ADORAM!

Disponibilizo aqui um modelo para que vocês possam conhecer esta atividade tão prazerosa.







Esta atividade está disponível para venda e é enviada por email.
São 4 palavras com cada vogal e 5 palavras com cada consoante (sílabas simples), prontas para impressão em tamanho real.

Quer saber mais? Entre em contato através do email:

tsibovitz@gmail.com

0 Comentários: