Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Preguicinha Oral

Preguicinha Oral

Uma das atividades que mais gosto na Alafabetização Natural é a Preguinha.
O seu processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal.
O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las. Isto é a Preguinha!
Esta é uma atividade que faço diariamente, fora da sala de aula. Algumas vezes em grupo e outras de forma individual.,sempre que vamos iniciar o estudo de uma letra ou em qualquer outra atividade que desperte a curiosidade de cada aluno a descobrir novas palavras e ampliar o seu vocabulário.
As crianças ADORAM!!!
Disponibilizo aqui algumas das inúmeras palavras que temos na sala de aula para realizar a atividade. Como mencionei acima, ela pode ser realizada com a turma toda, individualmente ou em grupos, como um jogo entre os alunos.


Os cartões são feitos de cartolina. O envelope de papel colorset. O envelope não posui segredo! É só cortar o papel, dobrá-lo e colá-lo. Não se esquecer de deixar as duas lateraias abertas para se puxar a palavra e guardá-la depois!


Apresento aqui a Preguicinha passo a passo:








Beijos a Todos!!!!
Tati

15 Comentários:

Anônimo disse...

Adorei!Lindo! E muito criativo...Parabéns!!!

Anônimo disse...

gostei muito te acho o máxomo

Anônimo disse...

Olá Tati... faço dois jogos com a turma da minha classe.. caça ao tesouro com palavras trabalhadas na semana, e o outro se chama Gulosinho, q tb envolve palavras trabalhadas que as cças mais conhecem, se ficar interessada te mando tá... é bem legal.. bjao

Anônimo disse...

Seu Blog é tdu de bOm!
Amei os jogos.Quero mais.
preciso muito renova minhas atividades ...


bjim de Adeny...:)

Unknown disse...

Ola, adorei seu blog, acabei de formar e estou dando aulas particulares de alfabetização, esse jogo vai me ajudar muito... se vc puder me indicar algumas outra atividades eu agradeço... bjos e Parabéns pelo seu trabalho

Fernanda

fer3star@gmail.com

gel disse...

Olá, Tatiana

Sou do Espiríto Santo e amei o seu blog!!! parabéns pelo formato e gravuras apresentadas.Gostei muito dos jogos e atividades.

Gel ES

Anônimo disse...

Nossa!! Atividades maravilhosas...começarei a preparar minha malinha de atividades pois ano q vem quero dar aula para a alfabetização... bjus!

Anônimo disse...

Olá Tati, estive visitando seu blog e achei super interessante e com muitas idéias. Parabéns pela iniciativa e por compartilhar essas sugestões conosco!!

Abraços
Keilla - Rib. Preto - SP
keillans@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Tati!!! Verdadeiramente abençoada...uma luz é o que chamo o seu Blog!!! Amei demais tudo o que vi,não poderia deixar de lhe agradecer pela partilha...estou iniciando um blog tbm e espero poder contar e compartilhar com vc's...super bj...
Carina

Anônimo disse...

Tatiana, adorei as possibilidades que encontrei no seu blog.Com certeza visitarei sempre que puder , e é muito bom encontrar alfabetizadores que amam o que fazem assim como eu.Beijos Regina.

Anônimo disse...

ANA
Fiz o jogo da preguicinha oral com meus alunos e eles adoraram. É muito divertido!Parabéns pelo trabalho!

Anônimo disse...

Olá Tatiana quero parabenizá-la pelo seu trabalho! pois você demonstra muito carinho e dedicação no site isso mostra como você gosta de sua profissão. Sou psicóloga e estava a procura de dicas para me auxiliar no trabalho com crianças (dificuldades de aprendizagem) e me surpreendi.

Parabéns e abraços
Priscila

Adriana Duarte disse...

Achei muito interessante as idéias que vc colocou no blog.

Parabéns, sempre coloque mais porque contribui com os outros professores!

um Abraço

Adriana Duarte

Anônimo disse...

ola tati de verdade sou apaixonada por sua pagina,indico a todos para dar uma voltinha la e sua frase no inicio, me alegra o coração.bjs
sandra_ui@hotmail.com
sou de uiramutã.RR

Unknown disse...

amei suas idéias e como estou pegando o primeiro ano assim ..sem experência gostaia de saber se vc tem os moldes?
coord.tati@gmail.com
obrigada