Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

A Importância de Contar Histórias


A importância de ler e contar histórias
para as crianças

Contadores de histórias... quando ouvimos essa expressão quase sempre vamos lá atrás no tempo e nos recordamos de uma tia ou avó que nos contavam histórias antes de dormir. Infelizmente, contar histórias e, principalmente, se contar para o outro tem se tornado uma prática pouco comum ou quase inexistente. Perdemos o sentido mais primário que essa linguagem propicia: de agrupar pessoas, aproximar e compartilhar.


No corre-corre da vida, na linguagem industrial que algumas emissoras impõem, pouco tempo reservamos para simplesmente contar histórias para nossos filhos.
Esquecemos que, através das histórias, a criança cria seu próprio inventário moral, elabora questões que a angustiam e se sente alimentada.


Através de personagens que têm que vencer obstáculos, sair do âmbito familiar e conseguir sucesso no mundo externo, preparamos o pequeno ouvinte para vivenciar com mais segurança suas próprias derrotas e perdas.



EEI SAINT EXUPERY

5 Comentários:

Anônimo disse...

Olá Tatiana!

Hoje conheci o seu Blog e gostei muito. Ao ler o que escreveu sobre a importância de ler e contar história para criança senti-me até familiarizada, pois sempre acreditei que as história infantis têm o poder mágico de despertar na criança, principalmente de escolas públicas amor pela escola e pelos estudos. O professor que conta histórias, muitas vezes até criadas por ele mesmo e naquele exato momento, consegue manter a atenção das crianças e desperta nelas uma criatividade que emociona.
Sou professora do Ensino Fundamental I e gosto muito de brincar em sala de aula. Sempre invento uma história relacionada ao assunto, quando percebo que meus alunos estão dispersos e dá certo. Faço mímicas, mudo a voz, o que for preciso.
Nós professores temos que ser artistas e claro, ótimos contadores e criadores de histórias,"infantis", claro rsrsrsrsrs.
Parabéns pelo Blog!
Visitarei sempre que puder e precisar.
Beijos!!!!
Telva

Tia Lu disse...

Muito booooom! Beijos!

Cassiane Galas disse...

Oi!
Encontrei seu blog nessa semana e achei muito interessante.
E essa postagem sobre a importância de contar histórias para as crianças eu adorei também!
Eu amo contar histórias para os meus alunos e tem que ser com todos reunidos, próximos, usando algum recurso diferente ou alguns o próprio livro (hoje muitos são maravilhosamente ilustrados...). Bem o que im porta é que é incentivador da leitura individual e muito útil para a criança não apenas aprender a ler, mas também aprender "como" ler, explorando entonação e dando rítmo à leitura. Bom, pretendo continuar acompanhando. Bom trabalho à você! Beijos!

Sara Rejane disse...

Olá! Estava pesquisando sobre parecer descritivo na avaliação de uma turma de 1º ano e encontrei você. Muito bacana esse seu trabalho e eu também acredito que o professor que investe em seus alunos é, com certeza, recompensado. Adoro ver as carinhas deles quando propomos algo diferente... um bingo, um passeio, uma bala... eles são carentes de atenção e dedicação. Continue e parabéns! Sara

Anônimo disse...

Olá Tatiana! Sou sua conterrânea, conheço vc do Delfim Moreira(2002).
Fico muito feliz em saber que continua firme nesta profissão! Parabéns pelo seu blog! Muito lindo e informativo! Sou aluna de Pedagogia e sempre o visito para tirar algumas dúvidas e fazer alguns trabalhos.
Deus lhe abençoe!!
Luciana