.

.

Portal Educação: Parceria que capacita!!!!

Curso online de Alfabetização

27 de agosto de 2008

Rotina

ROTINA NA AULA SOCIOCONSTRUTIVISTA


1. Leitura compartilhada

- O professor lê todos os dias para os alunos, vários tipos de textos como: notícias, contos, poesias, histórias, fábulas, etc.
Lê por prazer, sem cobrar atividades nenhuma após esta leitura.
Objetivos: Professor enquanto modelo de leitor. Desenvolver no aluno o prazer pela leitura.

2. Roda de conversa

- Professor e alunos conversam sobre assuntos variados.
Objetivos: Desenvolver no aluno a competência/oralidade. Falar o que pensa em grupos diversos, ouvir e respeitar as falas e pensamento de outras pessoas, dialogando, trocando, sendo crítico, etc.
Pode-se propor ao final o registro num texto coletivo do assunto debatido. O texto deve ser curto ( de preferência um parágrafo).
Sugestão: Criar caixas na sala com temas variados e neste momento, um destes temas, uma notícia, por exemplo, é sorteada.


3. Agenda

- Atividade de cópia de texto com função social na língua (letramento)
Objetivos: Desenvolver técnicas de escrita (escrever da esquerda para a direita na linha, com capricho, etc.), além de registro diário das atividades realizadas durante a aula para acompanhamento dos pais.

4. Atividades de leitura

- Esta atividade e imprescindível para a alfabetização. Todos os dias os alunos deverão desenvolvê-la. Lembre-se o bom escritor é antes um bom leitor. Deve ser realizada preferencialmente com textos que já sejam do domínio dos alunos que ainda não sabem ler convencionalmente.
Objetivos: Ler quando ainda não sabe ler (convencionalmente). Ajustar o falado ao escrito. Desenvolver a leitura.
Atividades de leitura: Leitura de ajuste, localizar palavras no texto (iniciar com substantivos) Ordenação de textos (frases, palavras), palavras cruzadas, caça. - palavras, adivinhas, localização de palavras nos textos, roda de leitura, roda de poesia, empréstimo de livros, projetos de leitura, etc.
É fundamental que intervenções tais como o trabalho com a letra inicial e final das palavras sejam feitas constantemente.

5. Atividades de escrita

- Só se aprende ler, lendo e só se aprende a escrever, escrevendo. Copia é uma coisa, produção de escrita é outra. Na atividade de escrita, a criança escreve do jeito que ela sabe (hipótese de escrita) e o professor faz intervenções necessárias em relação à escrita, direto com o aluno.
Objetivos: Avançar na reflexão da Língua. Resolver a letra a ser usada (qualidade de letra), quantas letras usar (quantidade de letras), escrever textos com sentido (inicio, meio e fim), revisar ortografia e gramática, etc.
Atividades de escrita: Propor atividades de escrita com o alfabeto móvel completar textos (lacunas no início ou no final da frase), produção escrita de textos individuais e coletivos (listas, histórias, contos, etc.), reescrita de texto que se sabe de cor, revisão de textos, palavras cruzadas (sem banco de palavras), etc.

6. Atividade móvel

- Este espaço é para que cada professor trabalhe de acordo com sua turma, jogos matemáticos, sala de leitura; Ciências, Estudos Sociais, Recreação e Artes.
É importante lembrar que nosso dia-a-dia escola, devemos estar desenvolvendo atividades de caráter interdisciplinar e transdisciplinar.

7. Atividade de casa

- A atividade de casa é alvo de dúvidas e críticas por parte dos pais e dos professores (ou porque não tem "dever de casa" ou porque tem “dever de casa” demais ou porque “os alunos não fazem o dever”, etc.). O ideal é que a atividade de casa, planejada com antecedência, seja um desafio interessante, difícil, mas possível, que o aluno possa resolver sozinho.
Objetivo: Criar o hábito de estudar fora da escola, desenvolver a autonomia e a auto-aprendizagem.


Atividades de casa - Cruzadinha, caça-palavras, empréstimo de livros (6◦ feira trazer na 2◦ feira), leitura de textos e posterior ilustração, coletar rótulos, ler algo interessante e trazer para sala de aula, coletar materiais de sucata, observar fenômenos da natureza para posterior relato, pesquisas orais e escritas, etc.

8 comentários:

Ana Paula disse...

TATIANA , suas dicas são bem proveitosas e muito valiozasas , principalmente pra quem que,como eu , está começando nessa profissão tão encantadora.OBRIGADA !!!

sandra sieben disse...

olá!!passando p/ uma visitinha e tbm p/ dizer q o teu blog é D+!!!
adoro as tuas sugestões e idéias!! parabéns!!! há: já te linkei lá no meu JARDIM!!!! bjos

Kelly disse...

Tati suas dicas sao proveitosissimas, sempre passo aqui e sempre deixo um coment nesse cantinho tao cheio de luz, que Deus continue te abencoando...bjus gigantess

karla disse...

Tati, oii
Hoje postei seu blog como meu favorito,no meu blog, porque, já fazia um tempo que eu entrava no seu blog e nunca havia deixado uma mensagem e agora que aprendi como colocar os favoritos ( que vergonha eu não sabia), ficou mais fácil...
heheh acho muito legal sua maneira dedicada de formular suas aulas.
bom sobre meu blog, está no ínicio e logo ficará bom.
caso queira me visiar:
http://www.zoomnaescola.blogspot.com

e http://www.minutinhocomdeus.blogspot.com

um abraço.
karla

Euzinha disse...

Oi!

Recebi seu blog por uma amiga. Quero parabenizá-la pelo mesmo. E dizer que obtive algumas idéias sugestionada pelo trabalho exposto. Obrigada. Constribuiste para auziliar no meu projeto, brinquesdos e brincadeiras através de sucadas.

OBRIGADA aBRAÇOS.Neidinha

lidia disse...

ola tatiana estou muito contente por ter encontrado o seu blog.estou cursando o 2º ano de formação de professores e seu blog tem me ajudado muito.bjs

zaminha disse...

ola tatiana,descobrir seu blog foi uma maravilha,era tudo que eu precisava.trabalho ja faz alguns anos com a educação infantil e sempre procurei algo que me orientasse como trabalhar com alfabetização ou melhor dizendo, com sala de multi-idade pois trabalho numa sala com crianças de 4 a 7 anos de idade na zona rural, aonde a deficiencia é muito grande no aprendizado e nao temos a coloboração dos pais em casa,pois muitos nem mandam a criança pra escola,difcultando ainda mais nosso trabalho.bjssssssssssssssss volterei sempre

meu e-mail é:elizamapimentel@gmail.com

Clarice disse...

Olá!! Gosto muito do teu blog.
Quanto a rotina na sala de alfabetização...a considero grande responsável pelo sucesso dos alunos, pois quando se tem uma rotina bem planejada se ganha em tempo e em qualidade no trabalho introduzir as crianças no mundo da escrita e da leitura.
Um abraço!