Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Leiturinha: parceria que encanta!

Páscoa


A Páscoa

O nome Páscoa, surgiu a partir da palavra hebraica “pessach”, que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do mar Vermelho). Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. Ainda hoje a família judaica se reúne para o “seder”, um jantar especial que dura oito dias.

Para os cristãos a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a ressurreição. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Em tempos antigos, no Hemisfério Norte, a celebração da Páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

10 Comentários:

Walkíria Sampaio Luciano disse...

Paabéns pelo seu blog, é realmente encantador!

Bjks!!
Wal (Encantos da Wal)

Gesivana Raissa disse...

A um bom tempo acompanho seu blog, adorei esse texto que fala sobre a páscoa.

Solange Paglarini, disse...

Tatiana vim ver as novidades. Parabéns pelos 2 Milhoes de visitas. Saiba que te admiro muito.
Amei os números, estava mesmo procurando um modelinho para colocar na minha salinha, bjkas no ♥ ♥

Ana Paula disse...

oi, parabens pelo blog é lindo

Olímpia Bezerra disse...

Oi Tati!
Parabéns pelos 2 milhões de acessos!
Você merece...o seu blog é demais!
Vim oferecer os meus selinhos de Páscoa e os de 5 mil acessos. Participe dessa festa também!
Feliz Páscoa!
Beijinhos!
Olímpia

Pedagoga Cláudia disse...

Olá Tati! Passei por aqui, para lhe desejar Feliz Páscoa com muito amor!!! O seu blog está lindo e parabéns pelo sucesso!!!!
Pedagoga Cláudia

Profe Márcia disse...

Oi Tatiana, assim que vi teu recadinho no meu espaço, corri para agradecer e dizer que fiquei muito contente com tua visita. Sempre acompanho este blog, quando posso, dou uma passadinha para ler teu material.
Parabéns pelos 2.000 acessos.
Beijos

débora disse...

Adorei seu blog!!
O mundo precisa de mais pessoas como vc..
Parabéns!!
meyre

junior disse...

Excelente trabalho Tatiana,em um país onde os educadores não são valorizados é bom encontrar pessoas que trabalham com amor como você.
Meu nome é Raquel também trabalho
com alfabetização como você,mas não tive oportunidade de fazer faculdade ,conto com meu curso técnico,minha boa vontade e com a ajuda de Deus tenho conseguido fazer um bom trabalho.
Fico feliz,sem querer achei seu blog,tenho certeza que ele vai me ajudar muito.
Abraços

Kássiio disse...

oi seu blog é mesmo muito legal e interessante fala sobre a Páscoa e esse texto me ajudou a ganhar nota na escola... xauuu