.

.

Portal Educação: Parceria que capacita!!!!

Curso online de Alfabetização

16 de abril de 2009

Vida de índio


A vida dos índios

Os índios possuem uma maneira própria de organizar a vida. Entre eles tudo é dividido com o objetivo de fazer a aldeia funcionar em harmonia. A divisão de trabalho, por exemplo, segue basicamente critérios de idade, sexo e acúmulo de conhecimento e cultura. Na grande maioria das aldeias indígenas brasileiras esta divisão funciona como podemos observar abaixo.


Funções e divisão do trabalho entre os índios brasileiros:

- Homem adulto: são responsáveis pela caça de animais selvagens. Devem garantir a proteção da aldeia e, se necessário, atuarem nas guerras. São os homens que também devem fabricar as ferramentas, instrumentos de caça e pesca e a casa (oca).

- Mulheres adultas: cabe às mulheres cuidarem dos filhos, fornecendo-lhes alimentação e os cuidados necessários. As mulheres também atuam na agricultura da aldeia, plantando e colhendo (mandioca, milho, feijão, arroz, etc). As mulheres também devem fabricar objetos de cerâmica (vasos, potes, pratos) e preparar os alimentos para o consumo. Devem ainda coletar os frutos, fabricar a farinha e tecer redes (artesanato).

- Crianças: os curumins da aldeia (meninos e meninas) também possuem determinadas funções. Suas brincadeiras são destinadas ao aprendizado prático das tarefas que deverão assumir quando adultos. Um menino, por exemplo, brinca de fabricar arco e flecha e caçar pequenos animais. Já as meninas brincam de fazer comida e cuidar de crianças, usando bonecas.

- Cacique: é o chefe político e administrativo da aldeia. Experiente, ele deve manter o bom funcionamento e a estrutura da aldeia.

- Pajé: possui grande conhecimento sobre a cultura e religião da tribo. Conhece muito bem o poder das ervas medicinas e atua como uma espécie de “médico” e “curandeiro” da aldeia. Mantém as tradições e repassa aos mais novos através da oralidade. Os rituais religiosos também são organizados pelo pajé.


Diversão

Além de trabalharem, os índios também se divertem. Nas aldeias, eles fazem festas, danças e jogos. Porém, estas formas de divertimento possuem significados religiosos e sociais. Dentre os jogos, por exemplo, destacam-se as lutas. Estas são realizadas como uma forma de treinamento para guerras e também para desenvolver a parte física dos índios.

Fonte de pesquisa: Internet

5 comentários:

Anônimo disse...

parabens gostei muitooooooooooooooooo bjbjbjbjbbjbjbjbjbjbjbjbj

Elen disse...

Olá Tatiane! Meu nome é Elen Cabral, sou sua mais nova seguidora. Faz tempo que venho acompanhando seu espaço, pois estou fazendo Pedagogia e encontrei coisas interessantes aqui. Bom, gostaria de lhe parabenizar pelo seu excelente trabalho que só tem acrescentado a nós novatas e acredito que veteranas tbm, pois seu blog é riquíssimo. PARABÉNS!!!

Elen Cabral
elen-c@hotmail.com

Gizelia disse...

Muito bacana o seu blog!!
Adorei os projetos postados e tb muti legal vc entremear com a teoria. Ficou show!!
Bj!
Ah, vou deixar o endereço do meu também!
http://gizeliamonteiro.blogspot.com/

Letícia disse...

Oi me chamo Letícia, tenho 10 anos.
Ameei seu blog,parabéns!
tbem sou apaixonado por leitura e por artesanato tbem
bjos!!!♥

luiza disse...

adorei , achei tudo muito fofo .

parabéns!