Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

:) Leitura

Leitura: Um objeto de Aprendizagem

Para a leitura se tornar um objeto de aprendizagem efetivo é necessário que tenha sentido para o aluno e que, nela, ele possa reconhecer diferentes propósitos sociais: ler para informar-se, ler para escrever, ler para resolver problemas práticos, ler pelo prazer de descobrir outros mundos, ficcionais ou não. Sabe-se que, para cada uma dessas modalidades, determinados processos de leitura são acionados. Num texto informativo, o leitor seleciona aquilo que deseja saber; numa leitura por prazer, poderá centrar-se nos fatos mais do que nas descrições, suprimir trechos ou reler aqueles que considere especiais, apropriando-se do texto segundo a sua vontade e ritmo pessoal.
Portanto, ler é mais do que decodificar mecanicamente o sistema de signos. No ato de ler, o leitor atribui significados ao texto para poder compreendê-lo, e o faz, via de regra, a partir de experiências anteriores. Essas experiências podem ser adquiridas em diversas situações, inclusive em leituras anteriores. Daí a importância de criar oportunidades para que as crianças tomem contato com variadas linguagens, tanto verbais quanto não-verbais.
Texto de: Regina Carvalho e Vera Regina Anson
"A grande aventura" - Alfabetização

5 Comentários:

Meire Schmidt disse...

Oi Tatiana!
Meu nome é Meire, sou professora na rede estadual aqui no Rio de Janeiro e trabalho no sistema penal há 10 anos. Atualmente atuo com adolescentes em conflito com a lei e, pela primeira vez, estou com uma turma de alfabetização. Estou procurando atividades para passar as minhas alunas e encontrei seu blog. Adorei !!!!

minha escola tem um blog também e eu te convido a visitar e seguir, se achar interessante.
bjs
celuizamahin.blogspot.com.br

Meire

Breiner77 disse...

Ler também, para compreender e poder agir no mundo.
Buscar modificar suas deficiências...
Enfim, acredito que além de aprender, ler é criar...
Muito bom o texto prima =D

Ah, que bom que gostou de meu blog, sou assim mesmo, meio "radical" hahhaahh...
Adicionei um link no meu blog para o seu o/

Bjos

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Sou uma apaixonada por leitura! Leio diariamente para meus alunos e percebi que a maioria já cirou um vínculo com a prática. è de extrema importância passar para a criança os propósitos sociais da leitura.

Estou linkando este post no meu blog.

Abraços!

Mel Prieto disse...

Olá Tatiana,

como sempre suas postagens são enriquecedoras. Obrigada!!!

Meliza
mel_prieto@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de te agradecer pelos seu conhecimento que não fica só com vc Mas vc repassa para todos que tem sede de aprender mais um pouco