Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Leiturinha: parceria que encanta!

O Bom Professor

Li esse texto no site:
e resolvi postar aqui os trechos que achei ser de grande importância.

Como identificar o bom professor


O bom professor é didático

Todo aluno é capaz de aprender. E todo professor deve ser capaz de ensiná-lo. "De nada adianta um profissional cursar a melhor faculdade, mas não ter didática, paciência e sensibilidade para respeitar o tempo e as diferenças de cada aluno", diz a secretária do MEC, Maria do Pilar Lacerda. O professor deve se valer de técnicas que viabilizem a aprendizagem das crianças.

"Os alunos têm tempos diferentes de absorção de conteúdo, cabe ao professor perceber as dificuldades e a individualidade dos estudantes e assim desenvolver métodos de acessar cada um", explica Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni. Isso, junto ao respeito e a atenção direcionada que o professor pode tranqüilizar os alunos que têm mais dificuldade de aprendizado e fazer com que o desempenho deles melhore a longo prazo.

Produzir materiais individuais, incentivar que os alunos se ajudem entre si e oferecer exercícios de reforço são alguns dos recursos que o professor pode utilizar para que nenhum aluno fique para trás e assim igualar o nível da turma.


O bom professor motiva e inspira seus alunos

"A maior bandeira que um professor de qualidade levanta é a relação que tem com seus alunos", diz a secretária do MEC Maria do Pilar Lacerda. Uma relação positiva entre o docente e o estudante faz toda a diferença no aprendizado. Sentir-se confortável e seguro diante do professor é estimulante para qualquer um.

Receptividade, paciência, sensibilidade, atenção e respeito são essenciais. "A forma de conduzir os alunos, acompanhá-los, de respeitar as diferenças, ter um bom relacionamento com pais e interesse pelos estudantes favorecem a aprendizagem, assim como a empatia e a disponibilidade, desde que isso não comprometa a autoridade do professor, o que também é importante", explica Catarina Greco, orientadora educacional do Coluni.

O bom professor estimula a curiosidade

A curiosidade impulsiona o conhecimento, já que instigados por um determinado assunto, os alunos passam a se interessar mais, buscar novas informações e tirar dúvidas, o que promove o debate e beneficia a aprendizagem. Os alunos devem se sentir bem e à vontade na escola para expressar a curiosidade. A maneira com a qual o professor lida com dificuldade dos alunos é de fato determinante para a aprendizagem, uma vez que inibidos para tirar as dúvidas, as questões não solucionadas se acumulam e consequentemente atrasam e comprometem o desempenho.

"Bons professores brotam de alunos que indagam, que questionam, o que sem dúvida são ótimos caminhos para a aprendizagem. O professor que não responde e se incomoda com estudantes que perguntam demais não passa de um burocrata, ele dá a matéria e pronto, o que de maneira alguma é o ideal", opina Maria do Pilar Lacerda.



Leia na íntegra: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/professor-qualidade-504747.shtml

12 Comentários:

Cantinho Alternativo e Lúdico disse...

Também concordo com a matéria.
Tenha um fim de semana abençoado.
Beijos
Greice

pintinhoamarelinho disse...

Tatiana!

Muito bom o seu Blog. Excelente e sempre atualizado.

Os teus trabalhos e a criatividade voltada para a educação só reforça que é mais facil mudar o mundo atraves da educação!

li este texto que é reflexão para todos os pais e quero compartilhar contigo:

http://www.pintinhoamarelinho.com.br/2009/11/12/mundo-melhor-para-os-nossos-filhos/

filhos menores, mundo melhor para nossos netos com certeza.

Roberto

eliene disse...

parabens pelo blog é maravilhoso,adorei tudo que tive oportunidade de ver,vou visitar mais vezes.beijos.

Nara M. disse...

Ei.. Tatiana.. Tudo bom?

Tambem sou educadora... e de vez em sempre, garimpo blogs de educadoras comprometidas com essa missao tao sublime! Parabens pelo blog,pela divulgaçao de ideias... Você contribui para que outros profissionais tbm reiventem a aprendizagem, como forma ludica, prazerosa e dinâmica, na formaçao de crianças pensantes!

Visite palavra ao vento...
Não trato especificamente de educaçao...
mas adoro fazer do cotidiano uma poesia...

sera bem vinda!!!

Adriana Mello disse...

OI TATI,ME CHAMO ADRIANA ,MORO EM BARRA DO CHOÇA BA ,FAÇO FACU EM UMA CIDADE PROXIMA,GOSTARIA DE UM CONSELHO?IREI P/ 2SEMESTRE DE PEDAGÓGIA ,SERÁ Q JÁ ESTOU PRAPARADA PRÁ ENSINAR.POIS AFINAL NÃO EXERÇO A PROFISSÃO AINDA?
BJS

Joyce Pianchão disse...

Passei por aqui e gostei do que vi e li. Tudo o que se refere à alfabetização me fascina. Torno-me agora sua seguidora. Faça-me também uma visita. Sou professora de crianças do 2º ano/9, crianças de 7 anos. Espero trocarmos boas experiências. Abraço, Joyce Pianchão.

Pedra do Sertão disse...

Oi, Tatiana,

Parabéns pelo blog. Também sou uma apaixonada pela alfabetização, apesar de estar um pouco longe dessa prática atualmente. Porém, iniciei minha carreira como alfabetizadora de adultos e, depois, de crianças. Hoje trabalho com a formação docente, mas nunca deixo a área do letramento...

Abraço, FELIZ 2010...

Apareça no Pedra do Sertão...

♥ Bruna Valeriano ♥ disse...

Ola Tatiana, vim te parabenizar pelo blog,o ano de 2009 foi o 1° ano que lecione, seu blog ajudou muito o meu dia a dia.
Agora estou criando o meu blog tb se puder dá uma passadinha por lá e me add.
bjs bruna

brunavaleriano.blogspot.com

Joyce Pianchão disse...

Gostei muito do texto "O bom professor". Acredito que textos assim servem para sempre darmos uma repensada no que estamos fazendo e como estamos fazendo. Passa lá no meu espaço depois porque vou fazer uma chamada para esse texto. Abraço, Joyce.

♥ Bruna Valeriano ♥ disse...

Olá querida,
criei um blog sobre ed. infantil, ainda esta em construção, se vc puder dá uma passadinha por lá me add e deixa um comentário.
Parabéns pelo seu blog, ele servi de grande inspiração p mim.
Bjs
Bruna
brunavaleriano.blogspot.com

Joyce Pianchão disse...

Visite o meu espaço e veja a chamada que fiz sobre o texto O bom professor. Espero que goste. Abraço, joyce.

UMA FAMÍLIA INCRÍVEL disse...

Muito bom!