Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Leiturinha: parceria que encanta!

Voltas às aulas I

Primeiro dia de aulas requer
atenção especial com os alunos



No início do ano letivo, a turma chega à escola cheia de energia, novidades e saudades, mas ainda em ritmo de férias e com as atitudes "afrouxadas", pois tiveram menos cobranças, horários e compromissos nesse período. Cabe ao professor, então, reestabelecer as regras de atitudes e procedimentos para o bom convívio escolar e o trabalho pedagógico.

Quando o ingresso no ensino fundamental coincide com mudança de escola, a criança merece mais cuidados e atenção. Precisa conhecer o novo ambiente, as normas, além de se enturmar com os novos amigos. Vale o mesmo para a criança que muda de período (turno) e precisa se adaptar biologicamente a um outro ritmo.

De qualquer forma, toda a escola merece um olhar especial no início de um ano letivo. Conversar com os alunos sobre as expectativas em relação ao novo ambiente e novo período escolar é fundamental para o desenrolar de um processo saudável e seguro para todos. Os alunos, conhecedores das regras do jogo, poderão mais objetiva e tranquilamente dirigir seus esforços à aprendizagem.


Calma é imprescindível

Dar conta de lições de casa será novo desafio para a criança. Para a maioria, as tarefas, especialmente as primeiras, têm sabor especial. Elas se sentem gente grande, com responsabilidades, e o que mais querem é demonstrar serviço.

O professor não pode estragar essa história. Tem de ter consciência que o objetivo da lição de casa é despertar na criança o prazer pelos estudos, ajudá-la a fixar um conteúdo e habituar o aluno a assumir responsabilidades.

Se as tarefas são difíceis ou extensas demais, há risco de a criança associar o estudo com algo chato e negativo e criar o hábito de pedir socorro em casa. Nesse quesito, cabe ao professor fazer um alerta aos pais: ajudar o filho na lição significa levá-lo a descobrir suas próprias respostas e não bancar o aluno, se apossando da tarefa.

Grande missão

No ensino fundamental, talvez o professor sinta com mais evidência a importância de seu papel de contribuir para o crescimento de um aluno.

Constatar no rosto de uma criança o entusiasmo de ler e escrever, por exemplo, já é uma ótima recompensa para eventuais dificuldades e decepções que também fazem parte da vida profissional. Mas outras virão se o educador não perder de vista alguns dos objetivos principais de um professor nota 10:

- ensinar a pensar
- apresentar o mundo com suas diferenças sociais e culturais
- apostar e lutar pelo sucesso do aluno
- ser paciente, generoso e competente no papel de líder que propicia, na escola, a troca de conhecimentos
- ser um articulador de valores que unem o saber e o fazer


Fonte: Paula Bourroul, pedagoga, diretora de escola de educação infantil, orientadora e coordenadora pedagógica de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, consultora para avaliação de evolução e desempenho escolar (pbourroul@uol.com.br).

12 Comentários:

Joyce Pianchão disse...

Olá, Tatiana! Gostei do artigo. Faço uma chamada no meu espaço. Espero que goste. Abraço, Joyce.

Ana Paula Patente disse...

Muito boa essa matéria. É muito importante chamarmos a atenção dos educadores para o início do ano letivo, pois ele fará toda a diferença nas relações que se seguiraão ao longo do ano.
Um abraço,
Ana Paula
Aprende Minas

Tia Sú disse...

Olá Tatiana, td bem com vc???
Espero encontrá-la na Paz e no Bem...
Mais uma vez deixo aqui registrado que vc é uma pessoa iluminada!!!
Seu blog é show... sempre atualizado com sugestões e incentivos para nós educadores...
Parabéns...
Com carinho, Susane.

Fabrícia Costa disse...

Olá! Me chamo Fabricia e assim como vc amo lecionar, neste ano de 2010 darei aulas para o pré de 5 anos, adorei seu blog e sempre irei visita-lo para tirar idéias.Ah tb sou do sul de MG. Um grande abraço!Email fabricia.cost@yahoo.com.br

Cassi disse...

Parabéns pelo blog Tatiana! Amei suas ideias! Fique a vontade para passar no meu: http://educareaprender.blogspot.com
Beijos! Ótima semana!

Luciene e.v.a disse...

Muito legal o seu cantinho amiga.
Bjus!!!

Artes da Betinha disse...

Oi Preciosa...
pq sumiu ??????/
todas do grupinho cantinho da arte em eva estao com saudades de vc...
ve se aparece tá?
vc faz mtaaaaa falta...
bjos

UMA FAMÍLIA INCRÍVEL disse...

Muito interessante, seu blog é ótimo!

Marilei disse...

Adoro o seu blog, estou sempre logada nele, estou cursando a formação de docentes, este ano me formo, alem de tudo sou apaixonada por EVA dá uma olhada no meu blog, e comente o que vocÊ axa de meus trabalhos, o que eu devo melhorar e tudo mais! http://artsdamary.blogspot.com/

ah e c tiver algum que o molde for seu me avise, para que eu possa deixar os creditos a você

Artes da Betinha disse...

Eu fiquei mtoooo feliz tb de vc responder...todas la lembram de vc com mto carinho...
qndo vc volta hein?
ah e obrigada pelo elogio...
eu ando fazendo mtas artes, de pouco em pouco eu vou chegando lá...mais nao se compara com as suas, pq sao todas um luxoooooo....
voltaaaaaaaaaaaa
voltaaaaaaaaaa
voltaaaaaaaaaa
voltaaaaaaaaaa
hehehehehehe

Lica disse...

Oi, Tatiana,
Tudo bem? Escrevo para divulgar o meu blog sobre alfabetização. É um blog bem específico, indo lá você vai entender. É mais direcionado a minhas alunas, mas outros interessados em alfabetização talvez possam encontrar algo bacana. Está no início ainda, mas escrevo para te convidar a visitá-lo e, se gostar, divulgar, tá?
Tudo de bom,
Lica
http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/

tiana disse...

Olá! meu anjo amei seu blog,sou professora de 2ª e 3ª,mas já trabalhei anos anteriores com alfabetização;este ano recebei uma missão valiosa em outra escola em uma turma do 2º ano do ciclo inicial,por isso que vou está sempre por aqui adquirindo contribuições em minha prática amo essa arte de ensinar bjusss de luz viu,há gostaria de ser sua seguidora como faço para fazer parte de seu blog abraços tiana carvalhosa Rio Branco-ACRE.