Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Lateralidade


Lateralidade
Lateralidade é o uso que as pessoas fazem de uma das duas partes do seu corpo. Todas as funções corporais são determinadas pelo lado esquerdo ou pelo direito.
A criança, como também o adulto, tem sempre um lado do corpo que utiliza mais quando executa uma atividade, um movimento, como pegar e usar objetos, escrever, etc. Não se deve forçar a mudança do lado dominante da criança. O conhecimento e o domínio específico de um dos lados do corpo só é adquirido por ela quando há uma perfeita sintonia do esquema corporal.
O bebê ao nascer não tem opção por nenhum dos lados do corpo, ou seja, a posição reflexa é assimétrica: os membros do corpo ficam esticados para o lado em que a cabeça está virada. Já no terceiro mês de vida, ela entra num período de simetria: quando deitada de costas, movimenta igualmente os dois lados.
Aproximadamente com um ano meio de idade, já expressa preferência por um dos lados do corpo, notando-se isso quando ela passa a usar sempre a mesma mão para realizar determinadas tarefas. Mas nem sempre essa preferência se mantém; os dois lados são ainda utilizados.
Aos três anos ela já utiliza exclusivamente a mão dominante. É importante então não forçá-la a usar só a mão direita se o predomínio é dado à mão esquerda.


Para um efetivo conhecimento da lateralidade, é preciso levar a criança a:
- dominar a noção de esquerda/direita em relação a seu corpo e ao ambiente;
- estabelecer com clareza o lado dominante do seu corpo;
- empregar os termos direita e esquerda;
- compreender que nosso sistema de escrita é convencionado da esquerda para a direita.
O domínio da lateralidade faz parte de um complexo de habilidades que envolvem o esquema corporal, a orientação espaço-temporal e as percepções.

Sugestões de atividades de
lateralidade


As crianças devem ser estimuladas a partir de propostas variadas e oportunas.

1. Determinar a mão dominante realizando exercícios de apanhar objetos, lançar bolas, recolher papéis, grafar.
2. Reconhecer que o corpo tem dois lados exatamente iguais. O professor apresenta um dos lados de um boneco desenhado em cartolina e dobra o outro. As crianças são estimuladas, pouco a pouco, a descobrir as partes do corpo do boneco que se encontram no lado coberto. No final, o professor desdobra o desenho e apresenta a figura completa.


3. Colocar uma fita azul amarrada no pulso direito e uma fita vermelha amarrada no pulso esquerdo. A um sinal determinado pelo professor, as crianças devem erguer o braço dominante, ou o braço solicitado.
4. Obedecer ordens dadas pelo professor: “A porta está do seu lado direito. Vá abri-la!” ou “As janelas estão do seu lado esquerdo. Feche uma delas.”
5. Apontar o colega que está sentado à direita ou à esquerda. Dizer o nome dele.

6. Caminhar para a direita ou para a esquerda.
7. Dar passos para a direita. Dar meia volta e continuar caminhando só pelo lado direito. Fazer o mesmo com o lado esquerdo.
8. Fazer movimentos seguindo ordens de comando: “Virar à direita! Virar à esquerda! Levantar o braço direito! Levantar o braço esquerdo! Apontar para a direita! Apontar para a esquerda!”
9. Ao passar para o trabalho com material gráfico, o professor deve valer-se dos exercícios de simetria, solicitando às crianças que completem o lado da figura que não está desenhado.




Gostou da postagem?

Então deixe registrada a sua opinião: comente...
A sua participação é muito importante para o aprimoramento do
Mundo da Alfabetização!

Abraços a todos!!!

16 Comentários:

Anônimo disse...

Adorei as informações e sugestões de atividades!! Parabéns pelo maravilhoso blog!!

Criações da Thaís disse...

Adorei seu blog... Estou te seguindoo...
As informações são maravilhosas e sempre dão dicas fantásticas...
bjosss

Anônimo disse...

Este blog facilita muito o meu trabalho pedagógico.Parabens!!!!Obrigada pela ajuda.

Cassandra disse...

Adorei! Excelente qualidade!

Unknown disse...

Estou te seguindo...
Tudo Maravilhoso!!!
Parabéns!

Anônimo disse...

Adorei! era tudo o que eu queria para copletar o meu trabalho.
Obrigado por ter mim ajudado. bjsss

silvia mirian disse...

Sou coordenadora em uma instituição de ensino e achei este blog muito útil! Riquíssimo. Parabéns. Silvia Mirian.

Flávia Domitilia disse...

Olá querida, amo o seu blog, pois tb sou pedagoga e artesã. Já estou te seguindo! Quando puder, faça uma visitinha no meu blog: coisinhasdatiaflavia.blogspot.com
Abraços

SIMPATIA disse...

SOU UMA SEGUIDORA RECENTE MAIS O POUCO QUE PUDE VER ME INTERESSOU MUITO E VAI ME AJUDAR MUITO NA MINHA CAMINHADA PEDAGOGICA OBRIGADA E PARABÉNSSS!

Pró nilda disse...

Oi ,querida sou uma seguidach sua recente mas ,já mim apaixonei pelo seu flog, ele tem me ajudado bastante Parabéns bj..

Tamara Roza disse...

Acho muito legal essas atividades,estou fazendo um trabalho com o mesmo conteúdo que tirei do livro da minha professora de Didática(proposta dela)! achei muito interessante ter postado aqui!

Val disse...

Gostei muito, são ideias maravilhosas.

Anônimo disse...

parabens,eu curti e será bem aproveitada suas ideias. Obrigado!

Anônimo disse...

Tatiana,sou pedagoga também e gostaria de saber mais sobre LATERALIDADE pois meu filho está na alfabetização e mostrou essa dificuldade,espero contar com você para mim ajudar.Gostaria também de conhecer essa promoção de atividades em CDI e II.Obrigada pela atençao.Vou deixar meu email elipereira2009@yahoo.com.br.Espero ansiosa pela sua resposta.

Matheus Souza disse...

Nossa, muito bom parabéns pela inciativa adorei sua postagem muito boa.

Unknown disse...

meu nome é daniela
pois eu souprof de 1 viagem
adorei o seu blog se for possivel colocar mais coisas