A criança, como também o adulto, tem sempre um lado do corpo que utiliza mais quando executa uma atividade, um movimento, como pegar e usar objetos, escrever, etc. Não se deve forçar a mudança do lado dominante da criança. O conhecimento e o domínio específico de um dos lados do corpo só é adquirido por ela quando há uma perfeita sintonia do esquema corporal.
O bebê ao nascer não tem opção por nenhum dos lados do corpo, ou seja, a posição reflexa é assimétrica: os membros do corpo ficam esticados para o lado em que a cabeça está virada. Já no terceiro mês de vida, ela entra num período de simetria: quando deitada de costas, movimenta igualmente os dois lados.
Aproximadamente com um ano meio de idade, já expressa preferência por um dos lados do corpo, notando-se isso quando ela passa a usar sempre a mesma mão para realizar determinadas tarefas. Mas nem sempre essa preferência se mantém; os dois lados são ainda utilizados.
Aos três anos ela já utiliza exclusivamente a mão dominante. É importante então não forçá-la a usar só a mão direita se o predomínio é dado à mão esquerda.
Para um efetivo conhecimento da lateralidade, é preciso levar a criança a:
- estabelecer com clareza o lado dominante do seu corpo;
- empregar os termos direita e esquerda;
- compreender que nosso sistema de escrita é convencionado da esquerda para a direita.
Sugestões de atividades de
lateralidade
As crianças devem ser estimuladas a partir de propostas variadas e oportunas.
1. Determinar a mão dominante realizando exercícios de apanhar objetos, lançar bolas, recolher papéis, grafar.
2. Reconhecer que o corpo tem dois lados exatamente iguais. O professor apresenta um dos lados de um boneco desenhado em cartolina e dobra o outro. As crianças são estimuladas, pouco a pouco, a descobrir as partes do corpo do boneco que se encontram no lado coberto. No final, o professor desdobra o desenho e apresenta a figura completa.
3. Colocar uma fita azul amarrada no pulso direito e uma fita vermelha amarrada no pulso esquerdo. A um sinal determinado pelo professor, as crianças devem erguer o braço dominante, ou o braço solicitado.
4. Obedecer ordens dadas pelo professor: “A porta está do seu lado direito. Vá abri-la!” ou “As janelas estão do seu lado esquerdo. Feche uma delas.”
5. Apontar o colega que está sentado à direita ou à esquerda. Dizer o nome dele.
6. Caminhar para a direita ou para a esquerda.
7. Dar passos para a direita. Dar meia volta e continuar caminhando só pelo lado direito. Fazer o mesmo com o lado esquerdo.
8. Fazer movimentos seguindo ordens de comando: “Virar à direita! Virar à esquerda! Levantar o braço direito! Levantar o braço esquerdo! Apontar para a direita! Apontar para a esquerda!”
9. Ao passar para o trabalho com material gráfico, o professor deve valer-se dos exercícios de simetria, solicitando às crianças que completem o lado da figura que não está desenhado.
Então deixe registrada a sua opinião: comente...
A sua participação é muito importante para o aprimoramento do
Mundo da Alfabetização!
Abraços a todos!!!
16 Comentários:
Adorei as informações e sugestões de atividades!! Parabéns pelo maravilhoso blog!!
Adorei seu blog... Estou te seguindoo...
As informações são maravilhosas e sempre dão dicas fantásticas...
bjosss
Este blog facilita muito o meu trabalho pedagógico.Parabens!!!!Obrigada pela ajuda.
Adorei! Excelente qualidade!
Estou te seguindo...
Tudo Maravilhoso!!!
Parabéns!
Adorei! era tudo o que eu queria para copletar o meu trabalho.
Obrigado por ter mim ajudado. bjsss
Sou coordenadora em uma instituição de ensino e achei este blog muito útil! Riquíssimo. Parabéns. Silvia Mirian.
Olá querida, amo o seu blog, pois tb sou pedagoga e artesã. Já estou te seguindo! Quando puder, faça uma visitinha no meu blog: coisinhasdatiaflavia.blogspot.com
Abraços
SOU UMA SEGUIDORA RECENTE MAIS O POUCO QUE PUDE VER ME INTERESSOU MUITO E VAI ME AJUDAR MUITO NA MINHA CAMINHADA PEDAGOGICA OBRIGADA E PARABÉNSSS!
Oi ,querida sou uma seguidach sua recente mas ,já mim apaixonei pelo seu flog, ele tem me ajudado bastante Parabéns bj..
Acho muito legal essas atividades,estou fazendo um trabalho com o mesmo conteúdo que tirei do livro da minha professora de Didática(proposta dela)! achei muito interessante ter postado aqui!
Gostei muito, são ideias maravilhosas.
parabens,eu curti e será bem aproveitada suas ideias. Obrigado!
Tatiana,sou pedagoga também e gostaria de saber mais sobre LATERALIDADE pois meu filho está na alfabetização e mostrou essa dificuldade,espero contar com você para mim ajudar.Gostaria também de conhecer essa promoção de atividades em CDI e II.Obrigada pela atençao.Vou deixar meu email elipereira2009@yahoo.com.br.Espero ansiosa pela sua resposta.
Nossa, muito bom parabéns pela inciativa adorei sua postagem muito boa.
meu nome é daniela
pois eu souprof de 1 viagem
adorei o seu blog se for possivel colocar mais coisas
Postar um comentário