Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Objetivos - Aluno Pré-silábico e Silábico

PARA O ALUNO PRÉ-SILÁBICO

Associar palavras e objetos;
Memorizar palavras globalmente;
Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;
Distinguir letras e números;
Reconhecer as letras do alfabeto (cursiva e bastão);
Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras significativas;
Relacionar discurso oral e texto escrito;
Distinguir imagem de escrita;
Observar a orientação espacial dos textos;
Produzir textos pré-silabicamente;
Ouvir e compreender histórias;
Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.


PARA O ALUNO SILÁBICO

Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;
Comparar palavras memorizadas globalmente com a hipótese silábica;
Contar o número de letra das palavras;
Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;
Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;
Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
Produzir textos silabicamente;
Ouvir e compreender histórias;
Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).

11 Comentários:

tereza disse...

SOU PROFESSORA DA PRIMEIRA SÉRIE. ESSE ANO INICIOU OS 9 ANOS NA ESCOLA QUE EU ATUO, OLHA SUAS DICAS DOS NIVEIS ESTÃO BEM EXPLICADAS POIS ESTA MUITO DIFICIL PARA MIM MINISTRAR MINHAS AULAS COM CRIANÇAS DE 6 ANOS. POIS EU TENHO QUE PASSAR DAS ATIVIDADES DO PRÉ MAS NÃO POSSO ENTRAR NAS ATIVIDADES DA SEGUNDA SÉRIE DO PRIMEIRO ANO QUE SÃO COM CRIANÇAS DE 7 ANOS COMO EU ESTAVA ACOSTUMADA. ADOREI LER SUAS PALVRAAS.

Anônimo disse...

Sou professora da pre alfabetização e este ano me deparei com uma dificuldade do meu aluno que até então nunca tinha tido comhecimento,e gostaria de uma ajuda para melhorar a aprendizagem do mesmo.A dificuldade é a seguinte, meu aluno já faz parte da escola desde o maternal,e nessas turmas eles tem apresentações de letras e numeros, e o mesmo chegou a classe de pre-alfabetização contando sequenciado e não consegue identificar os numeros"soltos".O que faço para chegar no objetivo da identificação dos números ? espero por respostas.
professoracatia@yahoo.com.br

wildemar disse...

Ola,meu nome é Wildemar sou do Pr,e estou pesquisando a tempos artigos para alfabetização de adultos que sera utilizado para alfabetizar a minha mãe que esta com 68 anos,se a Sra souber me informar algum saite corelacionado por favor me contacte no email WSCHMUKER@HOTMAIL.COM,sem mais um grande abraço.Parabens pelo seu trabalho.

Anônimo disse...

oi tatiana sou normalista e adorei seu blog.
o meu sonho de criança é seruma educadora.
os seus textos irão me ajudar muito. bjsssssss
meu imal é: symonesimone@hotmail.com

Juliana disse...

Oi meu nome é Juliana e sou professora de educação infantil. Este ano estou numa escola que é construtivista e as professoras só usam esses termos " pré-silabico, silábico"... elas falam dos alunos usando essas nomenclaturas. Por isso, estou pesquisando sobre o processo de alfabetização, desenho e matemática. Me sinto perdida nesses termos. Obrigada Tatiana, seu blog tem ajudado muito. bjs

Unknown disse...

olá tudo bem!
estou fazendo formação de professor,já estou no terceiro ano de formação quero trabalhar com educação infantil.Bem a minha duvida é a seguinte devo fazer algum curso superior para poder dar aula?
preciso de sua ajuda ficarei grata sempre .Desde já meu muito obrigada.

Desafios da Mente disse...

Ola querida Tatiana.
Visitei seu Blog e confesso, é lindo e muito útil.
Sou professor de Artes e Música, minha área de atuação é de 5ª á 8ª série do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.
Parabéns, é realmente maravilhoso seu blog e seu trabalho.
Bjos

Anônimo disse...

Olá Tatiana
Sou Supervisora,trabalho com um grupo de 13 professores no curriculo por atividades.Adorei teu blog,tenho aproveitado muitos artigos seus.Parabéns!
Abraços

Luciana disse...

Ei Tatiana... Amei seu blog. Gostaria muito de trocar outras ideias com você. Será que você poderia passar seu msn? Obrigada

Educar é Saber Amar disse...

Ótimas observações!Passarei a te seguir!

CRIS VACCARI disse...

Adorei esse post, estou compartilhando...Bjim
Cris Vaccari
http://criseducando.blogspot.com.br/