Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Niveis da Alfabetização


OS NÍVEIS DA ALFABETIZAÇÃO


PRIMEIRO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO I


NESSE NÍVEL O ALUNO PENSA QUE SE ESCREVE COM DESENHOS. AS LETRAS NÃO QUEREM DIZER NADA PARA ELE. A PROFESSORA PEDE QUE ELE ESCREVA "BOLA", POR EXEMPLO, E ELE DESENHA UMA BOLA.


SEGUNDO NÍVEL → PRÉ-SILÁBICO II


O ALUNO JÁ SABE QUE NÃO SE ESCREVE COM DESENHOS. ELE JÁ USA LETRAS OU, SE NÃO CONHECE NENHUMA, USA ALGUM TIPO DE SINAL OU RABISCO QUE LEMBRE LETRAS.
NESSE NÍVEL O ALUNO AINDA NEM DESCONFIA QUE AS LETRAS POSSAM TER QUALQUER RELAÇÃO COM OS SONS DA FALA. ELE SÓ SABE QUE SE ESCREVE COM SÍMBOLOS, MAS NÃO RELACIONA ESSES SÍMBOLOS COM A LÍNGUA ORAL. ACHA QUE COISAS GRANDES DEVEM TER NOMES COM MUITAS LETRAS E COISAS PEQUENAS DEVEM TER NOMES COM POUCAS LETRAS. ACREDITA QUE PARA QUE UMA ESCRITA POSSA SER LIDA DEVE TER PELO MENOS TRÊS SÍMBOLOS. CASO CONTRÁRIO, PARA ELE, “NÃO É PALAVRA, É PURA LETRA”.

TERCEIRO NÍVEL → SILÁBICO


O ALUNO DESCOBRIU QUE AS LETRAS REPRESENTAM OS SONS DA FALA, MAS PENSA QUE CADA LETRA É UMA SÍLABA ORAL. SE ALGUÉM LHE PERGUNTA QUANTAS LETRAS É PRECISO PARA ESCREVER “CABEÇA”, POR EXEMPLO, ELE REPETE A PALAVRA PARA SI MESMO, DEVAGAR, CONTANDO AS SÍLABAS ORAIS E RESPONDE: TRÊS, UMA PARA “CA”, UMA PARA “BE” E UMA PARA “ÇA”

QUARTO NÍVEL → ALFABÉTICO


O ALUNO COMPREENDEU COMO SE ESCREVE USANDO AS LETRAS DO ALFABETO. DESCOBRIU QUE CADA LETRA REPRESENTA UM SOM DA FALA E QUE É PRECISO JUNTÁ-LAS DE UM JEITO QUE FORMEM SÍLABAS DE PALAVRAS DE NOSSA LÍNGUA.


16 Comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!

Seu blogger é muito lindo

A forma que colocaste os níveis da alfabetização foi bem objetivo.

Adorei

Anônimo disse...

tatiana

estou com problema com minha filha nas letras cursivas e gostaria de saber se vc não teria atividades para ajuda-la

alexandra
alexandra.fc@bol.com.br

Unknown disse...

sou estudante de pedagogia 2° ano e professora do jardim 1, e estou estudando os niveis de alfabetização e seu blog me ajudou muito, parabéns pelo blog.

obrigada.

Anônimo disse...

Tatiana, Bom Dia!
Achei muito interessante sua página. Parabéns.
Estou dando aula pela primeira vez num 1º ano e gostaria de sugestões de atividades de alfabetização.Se puder me ajudar meu e-mail é neivapedag@yahoo.com.br.

Obrigada

Anônimo disse...

Oi.. Boa tardee!!
Sou estudante dO 3º estou no Ensino Médio ..
E a profª passou um trabalho sobree o nível alfabetico .
Eu adorei o seu blog!!
Lindo d+!!
Elee me ajudou muito!!
Parabéns!!
Desejo td de bom ..
sucesso cadaa vez +.

BeijO
Isabela

e- mail : isabelamoraes3@gmail.com
ou
isabeladuartemoraes@gmail.com

Anônimo disse...

Oi Tatiana. Sou estudante de pedagogia e comecei a estagiar esta semana. Estou dando reforço aos alunos de 1a a 4a série de escolas públicas que tem dificuldade em ler e escrever. Seu blog está ótimo e tem ótimas dicas. Estarei sempre por aqui. Boa semana.
Fernanda Machado
Recife - PE

Carla Silva disse...

Olá! primeiro gostaria de parabenizá-la pelo blog;sempre entro e gosto muito das informações que você disponibiliza.
Bom gostaria de contribuir para essa definição das fases da escrita.Aqui na minha cidade avaliamos de forma um pouco diferente...de acordo com o curso Letra e Vida que fizemos...
Vou dar alguns exemplos:
Pré sílábico-nível pictórico-utiliza desenhos

Pré silábico-utiliza qualquer letra sem controle de quantidade.

silábico sem valor-atribui uma letra pra cada sílaba mas sem fazer relação com o som da palavra,ex: para bola- n e

silábico com valor- continua atribuindo uma letra por sílaba(pode ser vogal ou consoante)ms agora já faz alguma relação com o som da palavra,ex: bola- o a

silábico alfabético-nesse nível a criança já coloca quase todas as letras da palavra,ex:brigadeiro
bigadero/bhdero/brigdro

alfabético-nessa fase o aluno já escreve a palavra com todas as letras mas é bem comum bastante erros ortográficos,isso vai diminuir com o passar do tempo.
ex: camiseta- camizeta

Bom espero que tenha comtribuido...qualquer dúvida meu e-mail´é ka-bru@hotmail.com,esse é meu msn tb...bjão

virginia leite disse...

Cara Tatiana,foi c/ grande emoção e surpresa que encontrei seu blog ao perquisar sobre alfabetizaçaõ!PARABENS!estou estudando magisterio(em Porto Alegre/RS) um tanto tardiamente por força das circunstancia da vida,sempre fui muito antenada,agora um pouco mais,pq tenho uma fª de 7 anos(a menor,pois os mais velhos tem 28 e 25!) na 2ª serie e juntando tudo isso estou sempre buscando material de apoio e seu blog foi um achado enriquecedor!Sabemos que a educação em nosso país esta um tanto sucateada e que mesmo assim devemos sair em campo e fazer nossa parte da forma mais digna,não é mesmo!! Seu blog nos mostra seu empenho neste sentido!!! Sera meu ponto de referencia!
Obrigada!!!
Virginia Leite.
virginialeite@ig.com.br

Edy Falcão disse...

Olá Tatiana, gostaria de dizer que adorei conhecer seu blog. Estou me apaixonando pela educação infantil. Comecei a fazer faculdade de pedagogia esse ano, mas infelizmente tive que trancar a matricula, porém tive a certeza que fiz a escolha certa! Hj dou aula como explicadora, tenho alunos de várias séries, inclusive dois pequeninos de 5 aninhos que estou ajudando alfabetizar... Confesso que p/ mim foi e está sendo um desafio, até pq não tenho formação na área, mas espero poder contar c/ o apoio e a orientação que encontrei em seu blog.
Bjos c/ muito carinho !!!
Meu email, edifalcao07@hotmail.com

Anônimo disse...

Diana
oi tatiana, sou estudante de pedagogia estou no 3°semetre estou estudando os niveis de alfabetizaçaõ, estava com dificuldades mas atráves do seu blog pude esclarecer muito mais amei vc está de parabéns.bjs
didi_tito_@hotmail.com

Catiane Vaz disse...

Olá, Tatiana, sou estudante de Pedagogia estou cursando o 5º semestre. Adoro seu blog, tem muita coisa importante, numa linguagem simples e clara, fiz um trabalho sobre os níveis da alfabetização, e ele me ajudou muito. Parabéns

Família Gonçalves disse...

Oi Tatiana, sou mãe de uma menina de 4 anos, estou procurando formas de como ajudar minha filha a conhecer as letras. As informações sobre níveis de alfabetização que encontrei no seu blog são primordiais para eu iniciar essa busca, já que só agora consegui identificar em que nível ela está. Obrigada e parabéns pela iniciativa do blog e pelo seu talento.

Teka disse...

Olá Tatiana, gostei muito das discas do seu blog sobre alfabetização, voltarei sempre!!Parabéns!Beijo!

Amante gostoso disse...

Sou professor na rede pública de ensino no município de Campos dos Goytacazes-RJ e adorei o seu blog! Muito útil, bonito e bem organizado! Apesar de lecionar do 1º ao 5º ano de escolaridade, a defasagem nas escolas têm sido uma constante! E nós professores muitas das vezes numa turma de 5º ano, temos que dar conta de alfabetizar!

Unknown disse...

Olá Professora Tatiana,

O conteúdo de seu blogger é excelente.
Parabéns pelo seu esforço e dedicação e também pela disposição em compartilhar seus conhecimentos e experiências.
Você está contribuindo para a motivação e sucesso de muitos Professores.
Que Deus abençoe você e sua família!
Um abraço
Profª Soelma Castro

Unknown disse...

Olá Professora Tatiana,

O conteúdo de seu blogger é excelente.
Parabéns pelo seu esforço e dedicação e também pela disposição em compartilhar seus conhecimentos e experiências.
Você está contribuindo para a motivação e sucesso de muitos Professores.
Que Deus abençoe você e sua família!
Um abraço
Profª Soelma Castro