Portal Educação: Parceria que capacita!

Curso online de Educação Infantil (Teorias e práticas pedagógicas)

Alimentação

Alimentação dos Índios




Podemos dizer que a alimentação indígena é natural, pois eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza. Desta forma, conseguem obter alimentos isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos. A alimentação indígena é saudável e rica em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes.

Como os índios não consomem produtos industrializados, ficam livres dos efeitos nocivos dos conservantes, corantes artificiais, realçadores de sabor e outros aditivos artificiais usados na indústria alimentícia.

Somada a uma intensa atividade física, a alimentação indígena proporciona aos integrantes da tribo uma vida saudável. Logo, podemos observar nas aldeias isoladas (sem contatos com o homem branco), indivíduos fortes, saudáveis e felizes. Obesidade, estresse, depressão e outros males encontrados facilmente nas grandes cidades passam longe das tribos.

Numa aldeia indígena, o preparo dos alimentos é de responsabilidade das mulheres. Aos homens, cabe a função de caçar e pescar.


Principais alimentos consumidos pelos índios brasileiros:


- Frutas
- Verduras
- Legumes
- Raízes
- Carne de animais caçados na floresta (capivara, porco-do-mato, macaco, etc).
- Peixes
- Cereais
- Castanhas


Pratos típicos da culinária indígena:

- Tapioca (espécie de pão fino feito com fécula de mandioca)
- Pirão (caldo grosso feito de farinha de mandioca e caldo de peixe).
- Pipoca
- Beiju (espécie de bolo de formato enrolado feito com massa de farinha de mandioca fina)


* Este texto refere-se aos índios que não possuem muito contato com os homens brancos e que ainda seguem sua cultura. Infelizmente, muitas tribos deixaram de lado a alimentação saudável quando entraram em contato com o homem branco.

4 Comentários:

Vânia Carla disse...

Olá amiga, passando para desejar uma boa semana e oferecer a plaquinha de dia das mães que ganhei da minha filha para compartilhar com as amigas.Passa lá no blog. Bjs no coração

meirartes.blogspot.com disse...

OI TATI! SEMPRE PASSO POR AQUI PARA ESPIAR SEUS TRABALHOS E COPIAR TAMBÉM VIU?!?COMO SEMPRE SÃO LINDOS.ESTOU MONTANDO TAMBÉM UM CANTINHO BEM ESPECIAL, PASSA LÁ PRA DAR UMA OLHADINHA, ALGUMAS PEÇAS SÃO MINHAS. VAI SER MUITO BEM-VINDA. BEIJINHOSSSSSSSSS!MEIRE

Walkíria Sampaio disse...

Oi Tati! É sempre muito bom visitar seu espaço e seu fotoblog (AMO!!) Parabéns vc é uma fonte de inspiração!

Anônimo disse...

Oi Tatiane estou cursando o magisterio e adorei sua pagina tirei algumas duvidas e sempre q posso to passando para dar uma olhadinha . bjssssss aqui tudo ta muito lindo